20 de abr de 2013
· candidaturas, eduardo sciarra, Gilberto Kassab, governador, Joel Malucelli, Parana, PSD
Ao comentar, nesta sexta-feira, o noticiário a respeito das perspectivas do PSD para as eleições de 2014, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, reafirmou que a orientação da Executiva Nacional é para que o partido tenha candidaturas próprias a governador nos Estados em que as condições políticas locais o permitirem.
O objetivo, explicou Kassab, é fortalecer o partido através das campanhas dos candidatos majoritários, divulgando as ideias e propostas do PSD, e ampliar as bancadas no Senado, na Câmara Federal e nas Assembleias Legislativas.
Mas o presidente do PSD lembrou que os diretórios estaduais terão liberdade para optar por outro caminho, se considerarem que é a melhor maneira de atingir os mesmos objetivos. Isso se deve à própria história da formação do PSD, que aglutinou lideranças de diferentes origens. Na Bahia, por exemplo, o PSD tem uma grande afinidade com o PT. Já em Goiás, no Paraná e no Pará, a proximidade é com o PSDB.
A respeito, aliás, do artigo “Sinal exterior”, da jornalista Dora Kramer, publicado nesta sexta-feira no jornal O Estado de S. Paulo, Kassab esclareceu que, a despeito do bom relacionamento mantido com o governador Beto Richa (PSDB), não há qualquer compromisso ou projeto eleitoral firmado para 2014 entre as duas legendas.
O presidente do diretório estadual do PSD do Paraná, deputado federal Eduardo Sciarra, disse que a participação do PSD na administração estadual, ocupando a Secretaria de Turismo e a Casa Civil, “ocorre em nome da governabilidade e da necessidade de contribuir com o desenvolvimento do Paraná”. O partido, afirmou ele, “tem trabalhado prioritariamente o lançamento de candidatura própria ao governo estadual em 2014, tendo como um dos postulantes ao cargo o empresário Joel Malucelli”.
O PSD no Paraná, concluiu Sciarra, entende ser prematuro o debate sucessório: “Há no momento outras prioridades internas, como, por exemplo, apoiar as administrações municipais que conquistamos em 2012, identificar potenciais candidatos a deputado estadual e federal, fortalecer as lideranças regionais e ampliar o número de filiados”.