Loading

Pesquisar

CÂMARA

Lei oficializa Maués (AM) como Capital do Guaraná

Projeto de Sidney Leite (PSD-AM) foi sancionado pelo presidente da República

23 de set de 2025

Maués, a 267 quilômetros de Manaus, é responsável por grande parte da produção brasileira da planta.

Edição Scriptum com Agência Câmara

Projeto do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), aprovado na Câmara e no Senado, foi sancionado pelo presidente da República e, agora, o município de Maués, no Amazonas, é oficialmente reconhecido como a Capital Nacional do Guaraná. A Lei 15.216/25, que confere o título à cidade, foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (23).

Conhecido como “Terra do Guaraná”, Maués, a 267 quilômetros de Manaus, é responsável por grande parte da produção brasileira da planta. Anualmente o município organiza a Festa do Guaraná, que celebra lendas e a cultura do fruto.

Sidney Leite explicou, ao apresentar sua proposta, que, “na região, mais de 2.500 produtores fazem parte do processo de produção do guaraná. Só em 2019, por exemplo, 540 toneladas foram produzidas em Maués”.

O guaraná é uma planta amazônica e suas sementes são ricas em cafeína, o que lhe dá propriedades estimulantes, semelhantes ao café, ao chá-mate e ao cacau. O extrato é usado em cápsulas, chás, energéticos e alimentos. O cultivo de guaraná é uma fonte de renda importante para comunidades locais da Amazônia, incentivando práticas de produção sustentável.

Informações Partidárias

Notícias