MUNICÍPIOS

Limpeza urbana de Florianópolis é a melhor do Brasil

Ranking da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente mostra que o serviço prestado pela gestão do prefeito Topázio Neto (PSD) é o mais bem sucedido do País

05 de jan de 2024

Florianópolis é hoje a cidade com a melhor estrutura de manejo de resíduos no Brasil, disse o prefeito Topázio Neto.

Edição Scriptum com Prefeitura de Florianópolis

A capital de Santa Catarina tem o serviço de limpeza urbana mais bem sucedido do Brasil. A constatação é da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente – Abrema, em nova edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, de 2023. De acordo com a ferramenta, criada para analisar o grau de aderência dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos, Florianópolis teve crescimento substancial no último ano, saindo de 0,629, em 2022, para uma pontuação de 0,757 na edição atual, assumindo a primeira colocação nacional entre os municípios com mais de 250 mil habitantes.

O resultado obtido pela gestão do prefeito Topázio Neto (PSD) coloca a cidade em um seleto grupo de 4% dos municípios, dos mais de 3.947 avaliados, a integrar um patamar de pontuação considerada alto. “Não restam dúvidas de que Florianópolis é hoje a cidade com a melhor estrutura de manejo de resíduos no Brasil. A cada ano aumentamos o montante desviado do aterro sanitário, graças à ampliação contínua das ações de destinação mais sustentáveis e a participação ativa das pessoas”, comemorou o prefeito.

No levantamento da Abrema, quatro dimensões foram estudadas: o engajamento da sociedade com a temática, considerando o grau de desenvolvimento econômico e a cobertura dos serviços de coleta; a capacidade de sustentar financeiramente as atividades de manejo dos resíduos; os esforços para reciclagem de materiais e a taxa de reaproveitamento; além da geração de passivo ambiental, que leva em conta a quantidade de resíduos dispostos em lixões ou aterros controlados.

“Florianópolis, embora ainda tenha desafios com os quais precisa trabalhar, é uma referência. Nenhuma outra cidade do País apresenta os resultados que conseguimos aqui. Para nós, enquanto equipe, é o momento de celebrar o que tem dado certo e aprimorar os pontos sensíveis, sempre com foco no objetivo de ser uma cidade lixo zero em um futuro próximo”, salienta o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.