Londrina (PR) proíbe por lei inauguração de obra pública inacabada

Prefeito Alexandre Kireeff (PSD) sancionou lei que só permite inauguração de obra pública quando estiver totalmente concluída.

30 de ago de 2013 · Alexandre Kireeff, Londrina, obra pública, Parana, PSD

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), sancionou na manhã desta sexta-feira (30) a lei de autoria do executivo que proíbe a inauguração, no município, de obras públicas inacabadas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim a que se destinam.

De acordo com a lei, obras públicas como hospitais, escolas e centros de educação infantil, entre outras, não podem ser inauguradas sem que estejam prontas para entrar em funcionamento por não preencherem todas as exigências em relação ao Código de Obras e Edificações, ao Código de Posturas do Município e à Lei de Uso e Ocupação do Solo ou por falta de emissão das autorizações, licenças ou alvarás dos órgãos da União, do Estado ou do Município.

Também não poderão ser inauguradas, a partir de agora, as obras públicas que não atendem ao fim a que se destinam e aquelas que, embora concluídas, não possam ser colocadas em pleno uso, seja por falta de servidores profissionais, de materiais de expediente ou de equipamentos.

A lei, de iniciativa da Câmara dos Vereadores, foi sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) na manhã de sexta-feira, 30.

O objetivo do prefeito Kireeff é impedir o uso eleitoral de obras públicas. “É uma ideia que nasceu na Câmara e que nos foi apresentada pelo vereador Padre Roque. Como ele não poderia apresentar esse projeto de lei, nós concordamos com ele e encaminhamos o documento ao Legislativo. Agradeço a parceria estabelecida com o Legislativo”, disse Kireeff.

O vereador Padre Roque (PR) disse que não conhece outro município no Paraná que tenha uma lei como esta e sugere que ela poderia servir de exemplo para outras cidades e até para o governo do Estado. “Espero que outras iniciativas como esta possam acontecer durante esta gestão. Leis como esta serão muito bem-vindas na Câmara e certamente poderiam ser encaminhadas para outros municípios e até para o governo do Estado”, afirmou.

A líder do prefeito na Câmara, Elza Correia (PSD), lembra que a prática de inaugurar obras inacabadas já ocorreu diversas vezes em Londrina. “Com essa lei inauguramos uma nova era em Londrina e colocamos uma pá de cal nas antigas ações que alguns gestores costumavam fazer”, diz. “O Executivo e o Legislativo têm uma parceria para a reconstrução da cidade”.