30 de jun de 2014
· eleições, Gilberto Kassab, Lucas Barreto
Kassab ao lado de Eider Pena e do candidato Lucas Barreto
A convenção do PSD do Amapá indicou neste sábado (28) o nome de Lucas Barreto como candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro. Barreto representa a coligação que reúne, além do PSD, Solidariedade, DEM e PSDB. O candidato a vice-governador será Wagner Gomes, do Solidariedade, e o candidato a senador da chapa, Davi Alcolumbre, do DEM.
Barreto atualmente exerce mandato de vereador em Macapá, capital do Estado. Foi deputado estadual por quatro legislaturas, entre 1990 e 2006.
A candidatura de Lucas Barreto começou a ser construída ainda no ano passado, quando o presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, endossou sua filiação ao partido e declarou apoio à sua candidatura para o governo do Amapá em 2014. O anúncio foi feito na Câmara Municipal de Macapá, no início de junho de 2013, em ato que reuniu 300 pessoas, entre as quais lideranças regionais do PSD e representantes do PT, PSOL, PC do B, PTB, PDT e DEM.
“A filiação de Lucas Barreto honra o PSD e cria a oportunidade para construirmos um grande aliança em favor do desenvolvimento do Estado do Amapá”, afirmou Kassab. “Como um líder importante, tem todas as credenciais para ser governador do Amapá. Ele mostra que é um homem que vai discutir os benefícios que o Estado precisa. No que depender do PSD, ele terá todo o apoio do partido para essa possível candidatura”, completou.
O presidente estadual do PSD do Amapá, o deputado estadual Eider Pena, disse na ocasião que, depois da fundação do partido, a filiação de Barreto representou o segundo fato mais importante no processo de fortalecimento do partido no Estado. “A história, a experiência e o compromisso público do Lucas Barreto com a população amapaense engrandecem o PSD e o credenciam a ser pré-candidato ao governo do Estado”, resumiu Eider.
Kassab visitou novamente a capital do Amapá este ano, durante o encontro estadual do PSD-AP, que reuniu mais de 600 pessoas em Macapá. “Os indicadores sociais e os serviços públicos do Amapá precisam melhorar muito e, nós do PSD, sabemos que essa mudança tem de começar pela saúde, educação e pela segurança pública”, disse Kassab. “E o Lucas Barreto, que vive e conhece todos os rincões deste Estado maravilhoso, tem a experiência necessária e está compromissado com as mudanças que a sociedade amapaense quer e merece”, completou.
Para Kassab, a mensagem de apoio enviada pelo ex-presidente José Sarney confirma o acerto do PSD, dos partidos aliados e das lideranças locais na escolha de Barreto. “O testemunho de um dos homens públicos mais experientes do Brasil é uma honra para todos nós, que estamos unidos para fazer do Amapá um Estado mais justo e com melhor qualidade de vida para toda a população”, afirmou o presidente nacional do PSD.
Barreto agradeceu a confiança de todos e explicou que a sua candidatura nasceu da convicção de que a mudança política-administrativa é a única forma de construir as bases necessárias para o desenvolvimento sustentável do Amapá. Ele afirmou que os hospitais do Estado são, hoje, “a certeza da morte”, porque embora os profissionais se dediquem de corpo e alma, faltam equipamentos e medicamentos.
Na segurança pública, prosseguiu Barreto, fracassamos também e a nossa capital é a 40ª cidade mais violenta do mundo, segundo a ONU. “É essa triste realidade que nos faz aceitar a pré-candidatura, pois queremos transformar essa indignação em força realizadora para retomar a paz e assegurar respeito e dignidade às pessoas das nossas cidades e do nosso Estado”, disse Barreto.
Eider Pena, por sua vez, lembrou que Barreto tem um compromisso histórico com o Amapá. “O Lucas (Barreto) dedicou toda a sua vida ao nosso Estado e vocês sabem que isso só faz quem está verdadeiramente compromissado com a transformação para o bem de todos”, afirmou.