Loading

Pesquisar

ESTADOS

Márcio Nakashima homenageia comunidade nipo-brasileira na Alesp

Deputado do PSD promove cerimônia para comemorar os 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil

25 de jun de 2026

O deputado Márcio Nakashima ressaltou a forte presença japonesa na indústria automobilística, na agricultura, na área científica e na gastronomia do Estado.

Edição Scriptum com Assembleia Legislativa de São Paulo

Para comemorar os 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, o deputado estadual Márcio Nakashima (PSD) promoveu um ato solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na segunda-feira (22). Durante a cerimônia, personalidades nipo-brasileiras foram homenageadas em função do trabalho que desenvolvem para a preservação e a difusão da cultura nipônica. “Hoje honramos e celebramos a trajetória dos japoneses e seus descendentes em terras brasileiras, reconhecendo e agradecendo as suas contribuições para o nosso País”, afirmou Nakashima. Orgulhoso de suas raízes orientais, o parlamentar ressaltou a forte presença japonesa na indústria automobilística, na agricultura, na área científica e na gastronomia do Estado.

A programação teve, ainda, a apresentação artística de taiko (tambor tradicional japonês), realizada pelo grupo Ikkon Taiko. Quatro personalidades nipo-brasileiras foram homenageadas com um certificado de honra ao mérito. Entre os que receberam a honraria estava Jorge Shimabukuro, conhecido como “Guerreiro Samurai”. Por meio das redes sociais, ele compartilha a história de superação que viveu após a perda da esposa, além de treinamentos e filosofias, incentivando milhares de seguidores a adotarem hábitos saudáveis e a acreditarem no próprio potencial. Outros homenageados foram o designer, artesão e empresário paulistano Teydi Deguchi, um dos principais nomes da customização de veículos no Brasil, o empreendedor e criador de conteúdos Tsuyoshi Yamaguchi, conhecido nas redes sociais como Guti, e o advogado Roberto Yoshihiro Nishio.

Imigração

Trazidos pelo navio Kasato Maru, 781 imigrantes japoneses desembarcaram no porto de Santos em 18 de junho de 1908. A data é reconhecida pela Assembleia Legislativa de São Paulo como o Dia do Descendente Japonês e o Dia da Imigração Japonesa. Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), há cerca de 2,7 milhões de japoneses e descendentes no país atualmente, sendo 1,3 milhão apenas no Estado de São Paulo. Com esse número, o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Informações Partidárias

Notícias