
Marquinhos Trad: “Não se tratada de troca de gestor, mas de comportamento. Um comportamento ético, onde o cidadão vai participar da administração”
A eleição de Marquinhos Trad para a Prefeitura de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, significa uma nova era para a cidade. Já em suas primeiras entrevistas, o candidato do PSD, eleito neste domingo (30) com 58,77% dos votos, deixou claro que vai implantar uma nova forma de administração. “Não se tratada de troca de gestor, mas de comportamento. Um comportamento ético, onde o cidadão vai participar da administração”, garantiu.
De acordo com ele, “vamos fazer a melhor administração para essa cidade, com toda independência. Vamos acabar com a briga entre prefeito e vice, não vamos ter operação Coffee Break. Agora política em Campo Grande vai estar em destaque pelo bem”.
Conforme já antecipavam as pesquisas das últimas semanas, Marquinhos Trad foi eleito com 241.876 votos válidos. Ao todo, 462.307 eleitores compareceram às urnas e 132.865 se ausentaram.
Compromissos
No segundo turno, Marquinhos obteve o apoio do candidato derrotado à prefeitura pelo PP, o atual prefeito da cidade Alcides Bernal. Ele, inclusive, assinou um documento do PP com 11 compromissos. Entre eles: compromisso com ética, respeito ao dinheiro público; compromisso com término e qualidade de obras em andamento; compromisso com transparência; compromisso com eficiência da máquina pública e valorização dos servidores.
Entre as principais propostas defendidas pelo candidato em seu programa de governo estão várias ações na área de saúde, como, por exemplo: adotar postura contrária a qualquer tipo de privatização ou terceirização no setor, ampliar a cobertura da estratégia de saúde da família, ampliar a rede de atendimento psicossocial, construir o laboratório municipal de exames e reestruturar e ampliar os serviços do Centro de Controle de Zoonoses, entre outras.
Na educação, defendeu a construção, reforma e conclusão das obras inacabadas de centros de educação infantil e de escolas, entre outras ações; na habitação propôs a regularização fundiária de áreas pendentes, a captação de recursos externos para a o setor, maior transparência nos sorteios das unidades habitacionais e ainda um projeto especificamente para atender os idosos.
Já na área de segurança o prefeito eleito defendeu durante da campanha a restruturação da Guarda Municipal, que seria transformada em Polícia Metropolitana. Ele também pretende fazer um diagnóstico da situação da violência nos bairros e buscar ações integradas com o governo do Estado.
Na gestão, propôs concursos públicos para preencher os cargos vagas em várias áreas e na mobilidade, entre várias medidas, e mobilidade urbana, assegurou uma revisão da hierarquização viária da cidade, a instalação de coberturas nos pontos de ônibus, o recapeamento e recuperação das vias asfaltadas e ampliação da malha de ciclovias.
Para a área de produção, emprego e geração de renda, Marquinhos apresentou como projetos durante a disputa eleitoral, o fortalecimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, o estabelecimento de parcerias para a qualificação de mão de obra, a retomada das obras do porto seco e a criação de um parque tecnológico voltado as cadeias produtivas do estado.
Perfil
Marcos Marcello Trad, conhecido como Marquinhos Trad, é filho do ex-deputado federal Nelson Trad e da professora Therezinha Mandetta Trad. Ele é casado, pai de quatro filhas: Andressa, Aline, Mariana e Alice, e nasceu em 28 de agosto de 1964.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tornou-se advogado há mais de 20 anos. Já foi conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e presidente da Comissão de Ética e Disciplina da entidade.
Atuou ainda como diretor do ex-Instituto Meritum de Mato Grosso do Sul, diretor do Departamento Jurídico do Rádio Clube de Campo Grande e secretário de Assuntos Fundiários de Campo Grande.
Também foi presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD/MS). Ele também compôs o corpo docente do curso de Direito das universidades UCDB, Estácio de Sá e Facsul e titular dos cursos de pós-graduação das instituições: Uniderp e Unaes.
Em 2004 se candidatou ao cargo de vereador por Campo Grande. Foi eleito com 11.045 votos, se tornando o mais votado para a Câmara Municipal daquele ano. Dois anos depois, em 2006, disputou uma vaga para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Foi o quinto deputado estadual mais votado, com 35.777 votos.
Já em 2010, foi mais uma vez eleito para a Assembleia Legislativa. Foram 56.287 votos. O mais votado da história de Mato Grosso do Sul. Em 2014 foi reeleito com 47.015 votos.