Paciente recebe equipes da Estratégia de Saúde da Família
Edição: Scriptum
Para garantir a melhoria da assistência médica oferecida à população de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, a gestão do prefeito Marquinhos Trad (PSD) ampliou o serviço prestado pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Governo Federal. De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a dezembro de 2017 foram realizados 844.434 atendimentos. Em 2018, no mesmo período, foram 987.366.
Entre as medidas adotadas pela Prefeitura, que garantiram esse resultado, destacam-se a conversão de 16 unidades básicas de saúde em postos da ESF e a implantação da Clínica da Família, no bairro Nova Lima. Além das duas unidades da Estratégia de Saúde da Família já inauguradas, outras 12 devem ser entregues à população em 2019.
O prefeito Marquinhos Trad
Atualmente, a cidade conta com 43 unidades da ESF. “É a melhor ferramenta e com melhor resultado de assistência, um modelo mais sustentável em que o paciente se sente melhor acolhido”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Vilela.
As equipes da ESF desempenham papel importante na prevenção de doenças crônicas e no acompanhamento de pacientes. Os agentes comunitários que integram a equipe da ESF devem visitar, ao menos uma vez por mês, todos os moradores da sua área de atuação e digitar as fichas de atendimento no e-SUS, sistema informatizado de cadastramento dos pacientes do Ministério da Saúde.