O prefeito Marquinhos Trad participa do desfile de aniversário da cidade de Campo Grande
O prefeito de Campo Grande (MS), Marquinhos Trad (PSD) participou nesta segunda-feira (26) do tradicional desfile de comemoração do aniversário da capital do Mato Grosso do Sul, que aconteceu desta vez na rua 13 de Maio. Para ele, a Cidade Morena – como é conhecida – se destaca por abrigar vários povos, “diversas culturas, etnias, acolhedora, fundada com muito amor, para aqueles que nasceram aqui e também para os que chegaram depois”. Fundada pelo mineiro de Monte Alegre, Antônio Pereira, que chegou a cidade em 21 de junho de 1872, a Capital de Mato Grosso do Sul ganhou seu primeiro nome – Santo Antônio – em meados de 1889. Só depois foi chamada de Campo Grande.
De acordo com a Prefeitura, a cidade completa 120 anos ao mesmo tempo em que vem recebendo inúmeras melhorias. Em pouco mais de um século de nascimento, transformou-se em uma vibrante capital brasileira, com quase 1 milhão de habitantes e hoje tem em andamento obras há muito tempo reivindicadas pela população, a exemplo do asfaltamento de ruas de muitos bairros, revitalização do centro da cidade e combate à erosão provocada pelas águas do rio Anhanduí.
A Prefeitura de Campo Grande destaca que vem mudando a cara da cidade, investindo em obras que impactam diretamente na vida da população, marcando uma nova época para a Capital. No centro novo, houve um grande transformação, com wi-fi, acessibilidade e investimento na segurança e conforto dos pedestres. Um dos resultados é a volta dos consumidores ao comércio da região central, onde, antes mesmo do término das obras, como retirada dos fios de eletricidade e paisagismo, já há pedidos para que as lojas abram até mais tarde, assim como nos shoppings.
O Reviva Campo Grande é um projeto de requalificação que inclui acessibilidade, paisagismo e mobiliário urbano. As ações promovem a requalificação, incentivando a ocupação do espaço urbano, diante da melhoria da infraestrutura, fortalecendo a capacidade de planejamento e mobilidade.
No centro novo, houve um grande transformação, com wi-fi, acessibilidade e investimento na segurança e conforto dos pedestres.
A Prefeitura também está mudando a cara dos bairros da cidade. A atual administração realizou o sonho da vida nova com o asfalto esperado há 30 anos nos bairros Nova Lima e Jardim Anache. Os gestores e técnicos da prefeitura têm buscado incessantemente em Brasília, recursos para resolver problemas antigos. Esta persistência, aliada a credibilidade reconquistada, tem gerado conquistas como os R$ 65 milhões de investimentos para as sete regiões da cidade, lançado recentemente.
Com o investimento, a prefeitura garantirá o recapeamento de 28,2 quilômetros de vias; pavimentação dos bairros Ramez Tebet e Residencial Barra da Tijuca; construção de duas escolas (Parati e Vila Natalia) e duas Unidades Básicas de Saúde da Família (Santa Emília e Jardim das Perdizes), 36 obras nos equipamentos esportivos de Campo Grande, incluindo reforma no Guanandizão, Parque Ayrton Senna, Parque Jacques da Luz e Elias Gadia.
O pacote de obras prevê o recapeamento de 21 vias estratégicas do sistema viário para dar fluidez ao trânsito, como as avenidas Filinto Muller, Raquel de Queiros (no Aero Rancho), Três Barras, Rodolfo José Pinho. Na região urbana do Lagoa, por exemplo, estão programados 7,5 km de recapeamento, beneficiando, por exemplo, a Avenida Marinha (principal via de acesso à Coophavila 2; a Rua Manoel de Moraes, e seu prolongamento, a Souto Maior, que atravessa o Bairro Tijuca.
Na saúde, novas unidades básicas estão sendo entregues para comemorar o aniversário da cidade, mas, nos dois primeiros anos, quatro unidades que estavam travadas há mais de quatro anos foram entregues à população: Sírio Libanês; Vila Cox; Oliveira e Azaleia.