CAMPO GRANDE

Marquinhos Trad quer ampliar serviços de controle de zoonoses

Parceria entre gestão do prefeito do PSD e universidades também garantirá mais ações voltadas ao bem-estar dos animais

25 de jul de 2018

O prefeito Marquinhos Trad: “Não podemos mais fechar os olhos para a causa animal”

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) reuniu-se na segunda-feira (23) com reitores e representantes de universidades mantenedoras de cursos de Medicina Veterinária, para discutir ações conjuntas voltadas ao controle de zoonoses e ao bem-estar dos animais. A Prefeitura pretende ampliar, por meio de convênios, os serviços atualmente restritos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a exemplo do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde.

“Vivemos um momento em que existe a necessidade cada vez maior de unirmos esforços. No fortalecimento e criação das políticas de bem-estar e saúde animal não poderia ser diferente. Essa é uma bandeira que temos levantado e é chegada a hora de criarmos ações efetivas. Não podemos mais fechar os olhos para a causa animal, porque não se trata somente da saúde do cão ou do gato, mas da saúde como um todo”, destacou o prefeito.

Durante a reunião, o padre Ricardo Carlos, reitor da Universidade Católica Dom Bosco, avaliou a parceria como positiva e ressaltou o interesse da instituição em auxiliar o poder público. “Nós entendemos como fundamental o cuidado também com a saúde animal e não só com a humana. As duas estão diretamente ligadas e é preciso que haja uma preocupação nesse sentido. Portanto, estamos abertos para ajudar da melhor forma possível.”

A vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, disse que a instituição tem desenvolvido diversos projetos em relação à saúde animal que podem ser impulsionados pela parceria com a Prefeitura. “Existem alguns projetos que poderão contribuir no atendimento da demanda, que sabemos que é crescente, em casos de pequenas cirurgias, castração, entre outros atendimentos.”