MUNICÍPIOS

Mês da Consciência Negra agitado em Florianópolis

Gestão do prefeito Topázio Neto (PSD) preparou extensa programação de eventos durante novembro: “Celebração da herança cultural afro-brasileira que enriquece nossa sociedade”

14 de nov de 2023

Atividades tiveram início na sexta-feira (10) e vão até domingo (26).

Edição Scriptum com Prefeitura de Florianópolis

A gestão do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), está à frente de uma agenda movimentada de eventos destinados a marcar o Mês da Consciência Negra na capital de Santa Catarina. “O Mês da Consciência Negra representa um momento de reflexão e celebração da rica herança cultural afro-brasileira que enriquece nossa sociedade. Em Florianópolis, estamos comprometidos em promover uma programação diversificada e inclusiva, repleta de atividades que visam ampliar o entendimento e a valorização da contribuição dos negros e negras em nossa comunidade”, explica Topázio Neto.

As atividades tiveram início na sexta-feira (10) e vão até domingo (26). A abertura da programação foi realizada com a apresentação dos trabalhos e avanços do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Florianópolis na Câmara Municipal de Vereadores. No mesmo dia, houve o lançamento do projeto “Da dor à Luta: Histórias de mulheres sobreviventes da violência” na Fundação Cultural BADESC.

No domingo (12), foi realizada a Feira de Cascaes com o tema Festa da Kizomba, na Praça XV de novembro. No feriado do dia 15, quarta-feira, a Caminhada pelo Dia Nacional da Umbanda acontece na Rodovia Estadual do Rio Vermelho.

Sábado (18) terá o Culto Afro Ecumênico, Resistências no Caminho das Águas – Memória e Tolerância Religiosa na Luta pela Cidade às 19h, na Praça do Mont Serrat. Na segunda-feira (20), tem o lançamento do PL e Programa em Parceria com 40 Promotoria da Ministério Público, Floripa Antirracista, com ações para serem executadas ao longo de 2024.

Ainda no dia 20, será o lançamento e exibição do curta-metragem “Sabe Com Quem Está Falando?”. O curta explora a vida de Aloísio, um senhor aposentado que começa a fazer uma pergunta aparentemente simples, mas carregada de significado: “Sabe Com Quem Está Falando?”.

Na terça (21), das 8h às 21h, e quarta-feira (22), das 8h às 17h, será promovido o XVII Seminário da Diversidade Étnico Racial, que debaterá sobre a Educação das relações étnico raciais e Igualdade Racial. Na sexta-feira (24), o Festival Culturas Migrantes irá promover a integração de brasileiros e migrantes e divulgar as diversas culturas na Escadaria do Rosário. Além disso, acontecerá uma ação em frente ao Ticen com a Setorial de Cultura Negra e Associação de de educadores Negres de Santa Catarina. Para encerrar a programação, no domingo (26), das 12h às 22h, será a Festa da Consciência Negra, na Passarela do Samba Nego “Quirido”, no Centro.

“Com uma agenda repleta de eventos, desde seminários até mutirões, queremos proporcionar oportunidades para diálogo e aprendizagem. Além disso, a celebração do Mês da Consciência Negra nos lembra da importância contínua de combater o racismo e a discriminação em todas as suas formas. É um momento para renovar nosso compromisso em construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada indivíduo é respeitado e valorizado”, relata Cleuse Soares, assessora de Políticas Públicas para Igualdade Racial de Florianópolis.