Incentivo

Ministro Kassab: investimentos em inovação mostram confiança no País

Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações participou, em Santa Catarina, de cerimônia de autorização de repasse de R$ 15 milhões a empreendedores e universitários

04 de out de 2016

Kassab e Colombo em SC

O ministro Gilberto Kassab e o governador Raimundo Colombo.

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o governador Raimundo Colombo (PSD) participaram nesta terça-feira (4), em Florianópolis, de cerimônia de assinatura de autorização para repasse de cerca de R$ 15 milhões a empreendedores e universitários, com o objetivo de incentivar projetos de inovação e pesquisa e transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso.

Na mesma solenidade, que teve ainda a presença do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior (PSD), e do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio (PSD), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) celebram acordos com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina para intercâmbio científico e modernização de laboratórios.

A solenidade marcou ainda o início da etapa de pré-incubação de 91 empresas do programa Sinapses da Inovação, em Florianópolis (SC). O programa, que está na quinta edição, oferece recursos, capacitação e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso.

Kassab SC

Kassab: “Santa Catarina é referência em termos de investimentos em inovação e pesquisas.”

Para o ministro Kassab, os investimentos mostram a confiança no país, a convicção que se está no caminho para a retomada do desenvolvimento. “É um incentivo não somente aos que iniciam agora um novo projeto de vida, mas para outros jovens que possam participar de projetos e abrir espaço para o crescimento do nosso país, para o nosso futuro, que é efetivamente ligado à inovação. Santa Catarina é referência em termos de investimentos em inovação e pesquisas. É um dos Estados mais avançados e isso é fruto da sua gente e dos seus gestores”, afirmou.

Por sua vez, o governador Raimundo Colombo lembrou que o programa é um apoio direto às pessoas que têm vocação empreendedora, que têm uma boa ideia na área de tecnologia. “Depois de passar por uma rigorosa seleção e avaliação técnica, as pessoas são selecionadas e então o Governo do Estado dá o aporte financeiro para que a ideia se materialize em uma empresa e em um produto. Com isso, contribuímos para competitividade, eficiência empresarial e geração de empregos. Toda nova economia precisa de apoio, e Santa Catarina tem crescido nessa área. Muitas das empresas que são sucesso hoje no Brasil nasceram aqui, nesse modelo”, disse o governador.

Durante o evento, o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, contextualizou a evolução do setor tecnológico em Santa Catarina. “Em Santa Catarina, o faturamento do setor chega a R$ 11,4 bilhões por ano, o que corresponde a 5% do PIB. Os empregos gerados chegam a mais de 47 mil”, informou.