ESTADOS

Mitidieri enfatiza importância da assistência social

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), destacou a necessidade de participação do poder público, junto com a sociedade civil, na estruturação de ações para redução das desigualdades

08 de nov de 2023

O governador Fábio Mitidieri: “O poder público, em parceria com a sociedade civil organizada, precisa se fazer presente nesse debate e nessa construção”

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Ao participar da abertura da Conferência Estadual de Assistência Social, na quarta-feira (8), o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), enfatizou seu propósito de fortalecer as iniciativas voltadas às camadas mais vulneráveis da população. Ele salientou as diversas ações de sua gestão voltadas à assistência social.

“Reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e das políticas públicas de assistência social. Essa discussão tem que ser ampliada entre a sociedade, para que possamos combater a insegurança alimentar, a fome, o desemprego e as desigualdades. O poder público, em parceria com a sociedade civil organizada, precisa se fazer presente nesse debate e nessa construção”, disse Mitidieri.

A conferência é um espaço de participação voltado àqueles que compõem o Suas, com o objetivo de avaliar, debater e deliberar sobre os rumos da política de Assistência Social no Brasil e em Sergipe. Neste ano, o evento tem como tema o mote ‘O Suas que temos e o Suas que queremos’. A secretária estadual da Assistência Social e Cidadania e primeira-dama, Érica Mitidieri, recepcionou, ao lado do governador, o secretário Nacional da Assistência Social, André Quintão.

A secretária anunciou o envio do Projeto de Lei do Suas estadual à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), satisfazendo uma luta histórica dos movimentos sociais sergipanos. Também foi destacada a destinação de 1% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) ao Fundo de Combate à Pobreza, medida endossada por Fábio Mitidieri desde o seu mandato como deputado federal. O governador mencionou, ainda, a recente publicação no Diário Oficial do Programa Prato do Povo, que concederá mais de quatro mil refeições diárias à população em vulnerabilidade alimentar.

A secretária Érica Mitidieri frisou o empenho da equipe da Seasc em ouvir as demandas dos sergipanos de todos os cantos do estado. “Todos os 75 municípios estão aqui presentes, após terem ido em suas próprias conferências, trocando ideias. Queremos trazer todo mundo para esse espaço de diálogo, para que a gente possa levar nossas pautas à esfera nacional. É um dia muito importante para fortalecer e construir a política do Suas em nosso estado e no nosso país”, afirmou.

O secretário André Quintão, por sua vez, enfatizou a necessidade de colaboração entre os governos federal, estaduais e municipais no desenvolvimento de políticas eficientes e eficazes. “Cumprimentamos o esforço dos municípios e do Estado, pois a conferência é o momento de avaliar o que foi desenvolvido e projetar desafios. Infelizmente, o Brasil voltou para o mapa da fome, e é necessário um conjunto de políticas públicas articuladas para sair desse cenário. Estamos fechando aqui o ciclo das conferências estaduais, e esperamos boas propostas de Sergipe para o Brasil”, colocou.