Entrega da obra coincidiu com o centenário da Casa – que tem o nome do historiador Silvio Romero, nascido na cidade –, celebrado em junho passado.
Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), inaugurou na terça-feira (6) a nova Casa de Cultura de Lagarto, uma das maiores cidades do interior do Estado. A recuperação teve o investimento de R$ 3,3 milhões, com recursos do Tesouro do Estado e de emenda parlamentar viabilizada pelo secretário Especial de Representação de Sergipe em Brasília, Fábio Reis, enquanto exercia o mandato de deputado federal pelo PSD. A entrega da obra coincidiu com o centenário da Casa – que tem o nome do historiador Silvio Romero, nascido na cidade –, celebrado em junho passado.
“Certa vez ouvi de um indígena: nós, que fomos o futuro de ontem, seremos os ancestrais do amanhã. Quando você reflete sobre isso, diz muito do povo e da cultura. Hoje, nós somos o futuro, amanhã seremos os ancestrais. É por isso que precisamos viabilizar o Memorial Sílvio Romero, para recolher todas as peças e histórias de relevância de Lagarto e reuni-las num só lugar”, propôs o governador.
Preocupado em preservar a história sergipana e em dar uma destinação funcional ao prédio, o governador Fábio Mitidieri autorizou em junho do ano passado a recuperação da estrutura física do Centro Cultural. Por meio de uma permissão de uso, a Academia Lagartense de Letras será a responsável pela gestão do equipamento, podendo, inclusive, realizar eventos culturais e educacionais no imóvel.
Convencido da necessidade de preservar a memória de Lagarto, o secretário Fábio Reis já planeja estender as melhorias na Casa de Cultura. “Eu amo esta cidade. Nossa gente precisa preservar sua cultura, sua memória. Junto com a Academia Lagartense de Letras vamos transformar este espaço no Memorial Sílvio Romero. Já estamos garantindo os recursos de emendas parlamentares com esse objetivo”, reafirmou o secretário Fábio Reis, acrescentando que buscará parceria também com o Instituto Banese.