Estados

Mitidieri garante avanços sociais e econômicos em Sergipe

Em entrevista concedida à TV Atalaia, governador do PSD falou sobre os principais projetos realizados no primeiro ano de gestão

28 de dez de 2023

O governador Fábio Mitidieri destacou os avanços em áreas como emprego, educação, cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Redação Scriptum com Governo de Sergipe

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), concedeu entrevista nesta quinta-feira (28) ao Balanço Geral, da TV Atalaia, apresentado pelo jornalista Sérgio Cursino. Durante o programa, ele destacou os avanços obtidos no seu primeiro ano à frente do governo estadual em áreas como emprego, educação, cultura, turismo e desenvolvimento econômico. “Eu me elegi com uma marca, que seria ‘o governador do emprego’. Nós estamos com o maior estoque de empregos da história, e isso é um dado relevante. Um dado marcante do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que nós iniciamos o ano com 14,3% de taxa de desemprego, muito acima da média do Brasil, e estamos encerrando o ano com 9,8%, uma redução significativa do índice de desemprego”, ressaltou Mitidieri.

O crescimento da economia e a ampliação da arrecadação estadual também foram abordados na entrevista. “Ampliamos a arrecadação do Estado em 10%, mostrando que a economia também cresceu, juntamente com o emprego. A gente teve o lançamento do programa Primeiro Emprego, que é um programa de qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho”, acrescentou o governador.

Na área social, Mitidieri destacou o lançamento do programa Prato do Povo. “Concluímos a licitação do programa, que vai distribuir 4.200 refeições diárias para a população, iniciando agora no mês de janeiro. Tivemos o governo itinerante ‘Sergipe é aqui’, que humaniza a gestão e aproxima as pessoas. Foram mais de cinco mil atendimentos por edição, em 18 edições este ano, e 24 edições programadas para o ano de 2024. Então, se for fazer um balanço em todas as áreas, a gente tem muito o que mostrar”, disse o governador.

Educação e saúde

Mitidieri elencou, ainda, investimentos na estrutura das escolas, na ampliação do ensino em tempo integral e na retomada da carreira do magistério. “A gente entregou 30 escolas reformadas ou novas, com ginásios, dentro de um ano. Ampliamos de 76 para 98 o número de escolas de ensino integral. Trouxemos o psicólogo e a assistência social para dentro da sala de aula, por meio do programa Acolher, além de programas importantes como o ‘Escola Nota 10’. Fizemos um acordo histórico para a retomada da carreira do magistério, com o aporte de R$ 240 milhões nos próximos dois anos. Depois de 16 anos paralisada, a gente consegue retomar a carreira. Vamos realizar de seis a 26% de reajuste para os ativos e de dez a 30% para os inativos, numa retomada histórica”, frisou o governador.

Ao fazer um balanço das ações na área da saúde, Mitidieri lembrou dos programas Opera Sergipe e Enxerga Sergipe e de investimentos na ampliação de leitos de pediatria e psiquiatria. “Pessoas que estavam há três, quatro, cinco anos numa fila aguardando conseguem fazer as cirurgias em até 60 dias. Em seis meses, vamos chegar a quase dez mil cirurgias, somando o Enxerga e o Opera.”