ESTADOS

Mitidieri libera US$ 45 milhões para saúde em Sergipe

O governador Fábio Mitidieri (PSD) assinou termo para liberação de recursos que serão investidos em infraestrutura, equipamentos e qualificação das equipes, melhorando o atendimento à população

28 de fev de 2024

O governador Fábio Mitidieri: serão realizados investimentos em infraestrutura, equipamentos, qualificação de profissionais e ampliação da oferta de serviços

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Para oferecer mais cuidados, apoio e qualidade de vida à população sergipana, o governador Fábio Mitidieri (PSD) assinou na quarta-feira (28) um termo para liberação dos recursos do Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e Atenção à Saúde (Proredes). Com isso, serão investidos US$ 45,1 milhões para fortalecer a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, melhorando o acesso e a assistência dos serviços próprios.

Do total a ser investido, US$ 36 milhões virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União, sendo que US$ 9,1 milhões serão alocados pelo Governo do Estado.

Com esses recursos, serão realizados investimentos em infraestrutura física, equipamentos, qualificação de gestores e profissionais de saúde, inovação hospitalar, ampliação da oferta de serviços e racionalização de gastos. Além disso, o projeto visa melhorar a gestão logística de medicamentos, otimizar a alocação de recursos humanos, ampliar a oferta de serviços oncológicos e materno-infantis, aumentar a capacidade diagnóstica e ampliar o acesso a serviços especializados por meio do Telessaúde.

Durante a cerimônia de assinatura do termo, Fábio Mitidieri destacou a importância histórica da iniciativa e agradeceu a parceria do BID, que abraçou a causa desde o primeiro momento. As tratativas de parceria com o BID para a concretização do Proredes tiveram início em 2010, sem avanços. Em setembro de 2023, o governador e a equipe estiveram reunidos com o diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Paulo Guilherme Farah Correa, durante missão em Washington, nos Estados Unidos, retomando a pauta.

“Hoje, nasce um novo tempo na Saúde do nosso Estado. Há anos que o Sergipe buscava essa parceria. É fundamental ter um banco como o BID ao nosso lado pela referência que ele é não apenas no Brasil, mas no mundo. Isso fortalece ainda mais a credibilidade do programa. Muito mais do que os recursos que foram captados pelo banco, o BID também traz todo o seu conhecimento. Já tivemos a oportunidade de estarmos juntos em Washington, visitando e entendendo um pouco a respeito. Isso é muito relevante para que possamos trazer mais conhecimento para dentro da gestão pública”, considerou Mitidieri.

Ele destacou ainda que, agora, a Saúde em Sergipe sai de uma era analógica em direção a uma era digital. “Estamos trazendo modernidade, desenvolvimento e tecnologia para dentro da saúde pública. Com estes recursos, várias obras serão entregues como hospitais, uma nova maternidade, a de Nossa Senhora de Lourdes que vamos manter o nome e entregaremos uma estrutura moderna. Também teremos melhorias que vão ser feitas no Hospital da Criança, além de entregas em telemedicina, prontuário eletrônico. Também vamos entregar o Hospital do Câncer de Aracaju, uma ferramenta importante para o estado, pois a população há muito tempo anseia”, disse o governador.

Mitidieri também reforçou a relevância da qualificação dos profissionais, que será realizada a partir do Proredes. “Cuidar bem do servidor é cuidar bem da população. Tratar a saúde com o zelo e o respeito que ela merece é tratar bem a nossa população. E esse é o compromisso de todos da Secretaria da Saúde, Secretaria da Inclusão e de todo o governo, pois quando cuidamos da saúde, cuidamos de várias outras áreas”, acrescentou.

Para a chefe de operações do BID, Paola Martinez, o banco é peça-chave para a execução desse projeto. Ela também aproveitou e agradeceu a parceria e confiança do governo. “Ficamos gratos que o governo tenha confiado na gente para acompanhar esse projeto. Vamos trabalhar juntos para que o programa traga inovações relevantes em termos de tecnologias e gestão de dados. Vamos seguir construindo essa parceria para trazer o melhor para toda a população”, pontuou.