MS: Vereador do PSD faz palestras sobre o valor da perseverança na carreira política

Coringa, de Campo Grande, reúne pessoas em todo o Estado para mostrar que “é necessário sempre acreditar que um sonho é possível”.

03 de set de 2013 · Campo Grande, MS, PSD, vereador

Durante 16 anos o professor de educação física Ademar Vieira Junior correu atrás de um sonho: eleger-se vereador da cidade onde nasceu, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A cada derrota que sofria sentia-se mais forte para tentar de novo. Trabalhou muito, até que no ano passado, aos 34 anos, teve o merecido prêmio: elegeu-se, pelo Partido Social Democrático (PSD), como um dos 29 vereadores da cidade.

A história de perseverança e sucesso de Ademar, que é conhecido em Campo Grande como o Coringa das Moreninhas – referência a um bairro da periferia pobre da cidade – foi transformada por ele em uma palestra motivacional para mostrar àqueles que pretendem se candidatar a um cargo eletivo que é possível sonhar e, mais que isso, realizar o sonho.

As palestras de Coringa são ilustradas com a projeção de fotos de sua vida e a trilha sonora da canção “Campeão”, de Jamily, que diz: “Acredite, é hora de vencer/Essa força vem de dentro de você/ Você pode até tocar o céu se crer/ Acredite que nenhum de nós já nasceu com jeito pra super-herói/ Nossos sonhos a gente é quem constrói/É vencendo os limites, escalando as fortalezas, conquistando o impossível pela fé”.

A música cabe bem à trajetória do vereador. De família humilde das Moreninhas, concorreu em quatro eleições, mas a dificuldade financeira e a falta de estrutura não favoreciam sua chegada à Câmara Municipal. “Fazer campanha política é um caminho muito árduo, especialmente se você não tem dinheiro, nem padrinho”, conta ele.

Coringa fez da perseverança sua maior aliada. Dia após dia foi arregimentando pessoas que apoiavam a sua candidatura. O grupo inicial de dois apoiadores, com o tempo foi engrossado para quase cem pessoas. Na quarta tentativa, se elegeu vereador. Por isso, um dos bordões que ele mais usa em suas palestras já se tornou clássico: “Se o Coringa chegou, você também pode chegar!”

Com as palestras ele pretende incentivar aqueles que, como ele, também desejam se candidatar. Mas lembra que o tom da sua fala também mostra para os que tem um grande problema – como os desempregados, por exemplo – que é possível reverter o jogo e se dar bem. Ele resume a sua mensagem em uma frase: “É necessário sempre acreditar que um sonho é possível”.

Desde que começou a fazer as palestras regularmente, há um ano, Coringa já contabilizou cerca de 50 eventos, que passaram por cidades do interior do Mato Grosso do Sul e, principalmente, pela periferia de Campo Grande.

Trabalho social

A dedicação de Coringa às causas sociais é conhecida de longa data em Campo Grande, por meio dos trabalhos que desenvolve desde 1987 na Fundação Alecrim, da qual é atualmente o presidente de honra e comanda uma equipe de 25 voluntários.

Além das palestras, Coringa também se dedica a causas sociais

A fundação auxilia 300 crianças com lanches, uniformes e acompanhamento escolar e psicológico. As cinco crianças que têm o melhor aproveitamento ganham bolsas para estudar numa das melhores escolas de Campo Grande, a Funlec.

Participam desse projeto, 50 doadores. É dele, também, a ambulância comunitária “Me Chama Que Eu Vou”, que hoje atende cerca de 60 famílias, transportando doentes com câncer para fazer os exames e tratamento necessários. Essa é mantida por voluntários e por verba do próprio vereador, “Dou de 30% a 40% do meu salário como vereador para ajudar a manter esse projeto”, conta.

Mesmo com toda esta atividade, Coringa ainda tem tempo para pensar no futuro e em seu próximo sonho: quer ser deputado federal pelo PSD nas eleições do ano que vem.