ELEIÇÕES 2022

No Acre, Petecão destaca iniciativas na área de Saúde

O pré-candidato do PSD ao Governo do Acre comemorou a aprovação do piso salarial para profissionais da Saúde e anuncia mais recursos para ajudar a população dos municípios acreanos

10 de maio de 2022

O senador Sérgio Petecão: “São eles que estão nas ruas ajudando a combater doenças”

Redação Scriptum

Pré-candidato do PSD ao Governo do Acre, o senador Sérgio Petecão comemorou esta semana a aprovação da proposta de emenda à Constituição que trata da valorização dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Para ele, o trabalho desses profissionais merece destaque. “São guerreiros e agora terão a segurança do piso salarial, da aposentadoria especial e outros benefícios. São eles que estão nas ruas ajudando a combater doenças”, lembrou.

A proposta prevê um piso salarial nacional de dois salários-mínimos para os profissionais, além de adicional de insalubridade e aposentadoria especial. Determina ainda que Estados e municípios estabeleçam outras vantagens e incentivos que valorizem o trabalho da categoria.

A área de saúde é um dos focos do trabalho de Petecão – que no Senado é presidente da Comissão de Assuntos Sociais. Uma de suas preocupações é levar recursos, por meio de emendas parlamentares, aos municípios acreanos. No início de maio, ele anunciou que está viabilizando R$ 6,4 milhões para custear a saúde pública em 17 municípios do Estado.

Esses recursos serão aplicados em campanhas de vacinação, compra de materiais descartáveis, de insumos para combate à dengue e outras iniciativas. A verba também permitirá ampliar a capacidade de atendimento aos usuários do SUS no Estado. “É importante direcionar a atenção aos municípios, onde a população mais precisa de atendimento. A saúde pública deve ser tratada com prioridade, uma vez que parte considerável da população necessita dos serviços públicos ofertados”, afirmou.