Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

No Outubro Rosa, BH aumenta a oferta de mamografias

A gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), oferecerá cerca de oito mil mamografias durante este mês, uma ampliação de 2 mil exames em relação à média mensal

03 de out de 2023

A sede da Prefeitura, a Praça da Estação e a fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, serão iluminadas de rosa durante todo o mês.

Edição Scriptum com Prefeitura de BH

Para atender à demanda estimulada pela campanha Outubro Rosa, a gestão do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), oferecerá cerca de oito mil mamografias durante este mês, uma ampliação de 2 mil exames em relação à média mensal.

As mamografias serão realizadas em instituição da rede credenciada ao SUS-BH e contemplará mulheres que já passaram pela primeira consulta nos centros de saúde e aguardam o procedimento.

As mamografias são indispensáveis para o diagnóstico precoce do câncer de mama e, em 2023, mais de 43 mil procedimentos já foram realizados pelo município. Os agendamentos de mamografias de rastreamento, para as mulheres assintomáticas, e as diagnósticas, para aquelas que apresentam queixas ou alterações do exame clínico, devem ser feitos nos 152 centros de saúde. Os casos de pacientes com maior necessidade são marcados de forma prioritária.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém, durante todo o ano, um fluxo estabelecido para o cuidado da mulher. Após as primeiras avaliações clínicas e exames, se identificada alguma alteração, é feito o encaminhamento para a Atenção Secundária, com o acompanhamento por um mastologista. Em caso de lesão de alta suspeição e/ou maligna, a paciente é direcionada ao oncologista para consulta e devido tratamento, que pode ser a cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Iluminação de edifícios

A sede da Prefeitura de Belo Horizonte, a Praça da Estação e a fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, serão iluminadas de rosa durante todo o mês. A cor simboliza a importância do cuidado com a saúde e a importância da realização de exames de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Informações Partidárias

Notícias