ESTADOS

No Paraná, Ratinho Jr. destaca apoio ao agronegócio

Em visita ao interior do Estado, o governador falou sobre as iniciativas de sua gestão para melhorar o ambiente do agronegócio e sobre investimentos em logística para reduzir custos

04 de fev de 2022

O governador Ratinho Jr durante a 63ª Assembleia Geral da Cocamar Cooperativa Agroindustrial: “Estamos construindo um ambiente favorável para o agronegócio crescer e se desenvolver”

Redação Scriptum com Agência Estadual de Notícias

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), destacou esta semana o trabalho de sua gestão para melhorar o ambiente do agronegócio paranaense. A participar, em Maringá, da 63ª Assembleia Geral da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, ele faltou também sobre os investimentos que o Estado vem fazendo em logística, com o objetivo de diminuir os custos de produção.

“Estamos construindo no Paraná um ambiente favorável para o agronegócio crescer e se desenvolver”, afirmou o governador. De acordo com ele, a vocação do Estado “é produzir alimento para o planeta, somos a fazenda do mundo. Por isso temos que ser muito eficientes, sem gargalos logísticos”.

Como um dos resultados desse esforço, as exportações paranaenses cresceram 17% em 2021. Segundo os dados de levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), foram transportados US$ 19 bilhões em produtos para o mercado externo, contra US$ 16,2 bilhões em 2020. No caminho inverso, as importações aumentaram 42% (de US$ 11,8 bilhões para US$ 16,9 bilhões). Com isso, a balança comercial fechou o ano passado de maneira positiva, com saldo de US$ 3,1 bilhões.

Nas exportações, a liderança dos produtos foi de soja em grãos (US$ 4,6 bilhões), seguida de carne de frango in natura (US$ 2,7 bilhões), farelo de soja (US$ 1,3 bilhões), açúcar (US$ 842 milhões), madeira compensada (US$ 803 milhões), celulose (US$ 610 milhões), papel (US$ 591 milhões) e automóveis (US$ 549 milhões). Soja representa 24% da pauta estadual e o mercado de frango, 14,6%, com crescimento de 0,7 pontos percentuais em relação a 2020.

Estradas

Em sua visita ao interior na quinta-feira (3), Ratinho Junior assinou a ordem de serviço para duplicação de um trecho de quase 22 quilômetros da PR-317, entre Iguaraçu e Maringá. Na região, o Governo do Estado também executa obras de duplicação e aumento de capacidade da PR-323 e a revitalização da Estrada Boiadeira, esta em parceria com a Itaipu Binacional.

O governador ressaltou que esses projetos de unem ao maior programa de concessões do País, que vai levar a leilão ainda neste ano 3,3 mil quilômetros de estradas em todo o Estado. “Ao contrário dos antigos contratos de pedágio, construímos junto com o governo federal e com ampla discussão com a sociedade, um programa de concessão que não é abusivo, é transparente e prevê R$ 44 bilhões em obras”, disse.