ESTADOS

‘Nordeste precisa liderar a renovação energética’

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), disse que a região reúne as condições necessárias, “mas precisa aparecer ainda mais para o Brasil e para o mundo”

31 de jan de 2024

O governador Fábio Mitidieri: “Temos que capitanear e liderar nacionalmente a renovação energética”

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

A região Nordeste pode e deve liderar o processo de renovação energética no País. A afirmação é do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), que participou na quarta-feira (31) da solenidade de posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, como presidente do Consórcio Nordeste, grupo que reúne os governadores da região.

Ao saudar a nova presidente do colegiado, Mitidieri destacou que “o Nordeste é rico em energia solar, eólica, hidrelétrica, temos a maior termoelétrica da América Latina em Sergipe, e nós precisamos assumir este momento. Temos que capitanear e liderar nacionalmente a renovação energética, e a nossa presidente Fátima pode contar com o apoio de todos os governadores da região para capitanear esse momento”.

Em seu discurso, o governador Fábio Mitidieri parabenizou a nova presidente e expressou sua alegria em prestigiar mais um espaço de poder sendo ocupado por uma mulher. “Fátima é uma mulher preparada e uma das mais dinâmicas que eu tive a honra de conhecer. Agora, ela tem a missão honrosa de nos comandar, e eu quero ser liderado por ela neste processo. Queremos desenvolver e crescer com sustentabilidade, fazendo o dever de casa”, disse.

Para o governador de Sergipe, o Nordeste cresceu e se desenvolveu, “mas precisa aparecer ainda mais para o Brasil e para o mundo, e assim será sob a liderança da presidente Fátima”, destacou Fábio.

Mitidieri também ressaltou que o Consórcio terá de discutir, ao longo deste ano, pautas relevantes como o bioma da caatinga e dos manguezais. “Temos que valorizar os manguezais e a nossa caatinga, porque ela é, principalmente, do Nordeste. Precisamos levar em consideração as pautas de interesse da nossa região para que possamos ter a nossa voz sendo ouvida cada vez mais em Brasília”.

Após a posse de Fátima Bezerra, os governadores discutiram a instalação do Comitê Científico de Emergências Climáticas, o Fundo Caatinga, e um monitoramento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Consórcio Nordeste

Criado em 2019, o consórcio é formado por nove das 27 unidades da federação brasileira e é o instrumento jurídico, político e econômico de interação entre os Estados que compõem a região Nordeste. Além disso, tem se firmado como uma iniciativa que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança.

Além disso, tem o objetivo de atrair investimentos internos e externos para a região Nordeste, modernizar os Estados membros, promover o desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e a democracia, como também fortalecer a participação de micro e pequenas empresas na economia regional.