Loading

Pesquisar

ENERGIA

Novas reservas de gás levam investimentos a Sergipe

O governador Belivaldo Chagas (PSD) já iniciou conversas com empresas interessados em investir no Estado para aproveitar o combustível extraído na região

24 de jun de 2019

Belivaldo Chagas em encontro com representantes da Golar Power

Edição: Scriptum

Preparando-se para os investimentos que o Estado deve receber nos próximos anos, a partir das novas descobertas de gás natural em seu litoral, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD) já iniciou conversas com empresas interessadas em investir. Na semana passada, em reunião com representantes da Golar Power – uma das principais empresas de logística de gás natural liquefeito no mundo –, foi confirmado o interesse de uma empresa chinesa em investir na fabricação de caminhões movidos a gás. A tecnologia, inédita no Brasil, representa uma economia de até 50% no custo do transporte terrestre tradicional dos veículos movidos a diesel.

A Golar também detalhou o projeto de interiorização da distribuição do GNL (Gás Natural Liquefeito) em Sergipe, mais uma ação pioneira no País. “São dois projetos distintos e inéditos no Brasil, tanto a fábrica de caminhões a gás quanto a interiorização da distribuição do gás. O nosso Estado é um forte candidato a receber o projeto por todo contexto favorável. A princípio, nos dois primeiros anos, esses caminhões seriam importados e, em seguida, deverá ser iniciada a montagem no país”, descreveu.

Segundo Belivaldo, com a descoberta da Petrobras, de seis novos reservatórios de gás natural, e com o excedente de GNL da Celse para negociação, Sergipe terá uma alta disponibilidade de gás, o que deverá atrair cada vez mais negócios para o Estado. “O futuro de Sergipe é promissor, nossa oferta de energia será o diferencial que tornará o Estado altamente competitivo para atração de toda uma cadeia produtiva de desenvolvimento como nunca visto anteriormente na região. O papel do governo é construir as bases que consolidem estes projetos, pensando nas gerações de hoje e de amanhã, é o que estamos fazendo”, declarou o governador.

O CEO da multinacional Golar Power, Eduardo Antonello, elogiou o empenho do Estado para viabilizar os projetos determinantes para o futuro de Sergipe. “Foi uma decisão acertada do nosso grupo investir no Estado, no empreendimento termoelétrico, a gente desde o início teve total apoio do governo. A execução do projeto está sendo um sucesso, grande parte graças ao empenho da gestão estadual, em viabilizar tudo que for necessário para que a obra ocorra dentro do prazo”, destacou Antonello.

Quanto à interiorização da distribuição de gás por meio terrestre, ele disse que, com o terminal em operação, a ideia é fazer o transbordo do GNL a granel, através da cabotagem, e fazer a distribuição do produto para interiorizar o suprimento de gás em todas as locações do interior do Nordeste onde não existe gás canalizado hoje.

Informações Partidárias

Notícias