Loading

Pesquisar

Ônibus aceitam pagamento com cartões de crédito e débito em São José dos Campos (SP)

Projeto da gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) contempla quatro linhas de ônibus; em dezembro, será ampliado para toda a frota do transporte público da cidade

14 de nov de 2023

Para efetuar o pagamento, é necessário que o cartão ou celular esteja ativado para o funcionamento por aproximação,

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

A partir desta quarta-feira (15), moradores de São José dos Campos — município de 697 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — poderão pagar as tarifas de ônibus utilizando cartões de crédito e débito ou carteiras digitais de celulares. A iniciativa faz parte da primeira etapa do projeto criado pela gestão do prefeito Anderson Farias (PSD), que contempla quatro linhas de ônibus. No dia 11 de dezembro, essas opções de pagamento serão oferecidas em toda a frota do transporte público da cidade. Atualmente, São José dos Campos conta com 337 ônibus, que trafegam em 101 linhas.

Na fase inicial do projeto serão beneficiados os passageiros das linhas 304 (Colonial/praça Afonso Pena), 240 (Novo Horizonte/ Campo dos Alemães), 341 A (Campos de São José/ Terminal Central) e 341 B (Campos de São José/ José Longo).

Os ônibus terão adesivos com a informação sobre as novas possibilidades de pagamento da tarifa. O serviço vai aceitar cartões Elo, Visa e Mastercard. Para efetuar o pagamento, é necessário que o cartão ou celular esteja ativado para o funcionamento por aproximação, tecnologia que torna desnecessária a digitação da senha bancária do usuário.

O passageiro não vai precisar se cadastrar para ter acesso ao serviço. Basta que ele aproxime o cartão ou dispositivo móvel do validador no momento em que pagar a passagem, que continuará custando R$ 5.

A modalidade de pagamento por aproximação, também conhecida como contactless e NFC, já está disponível nos 12 Veículos Leves sobre Pneus da Linha Verde.

Cidade inteligente

Em outubro, São José dos Campos recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a certificação de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com normas internacionais ISO (International Organization for Standardization). A primeira certificação foi emitida em 16 de março de 2022, quando o município se tornou o primeiro do Brasil a obter o título.

Entre os indicadores que levaram São José dos Campos a reconquistar os títulos estão práticas como a implantação do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), considerado o melhor projeto de segurança do país. Outro destaque foi a Linha Verde, corredor sustentável com ônibus 100% elétricos.

Informações Partidárias

Notícias