Loading

Pesquisar

ESTADOS

Opera Sergipe supera 4 mil cirurgias em três meses

Gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD) apresenta resultados de programa que amplia oferta de cirurgias eletivas, diminuindo tempo de espera de procedimentos de média e alta complexidade

10 de nov de 2023

Para se cadastrar no programa, paciente deve ir a um dos hospitais credenciados ou uma UBS levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Entre julho e novembro deste ano, o programa Opera Sergipe já realizou 4.052 cirurgias, em diversos municípios do Estado. A iniciativa da gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD) tem por objetivo ampliar a oferta de cirurgias eletivas, diminuindo o tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos de média e alta complexidade, nos 75 municípios sergipanos.

Dessa forma, desde o lançamento do programa, em julho, o Hospital Amparo de Maria, no município de Estância, no sul do Estado, realizou 1.932 cirurgias. Em Lagarto, no centro-sul, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, foram feitos 1.480 procedimentos dentro do Opera Sergipe. Já o Hospital Senhor dos Passos, em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, deu início aos procedimentos do programa do Governo do Estado em 1º de agosto e já realizou 640 cirurgias.

Qualidade de vida

Uma das pacientes contempladas pelo programa foi a dona de casa Leiliane de Jesus Santos, de 25 anos. Ela contou que a iniciativa foi uma grande oportunidade para garantir mais qualidade de vida. “Estou muito feliz por ter feito a minha laqueadura, pois era algo que eu tinha muita vontade de fazer, mas não tinha condições. Com o Opera, consegui fazer meu procedimento de forma rápida e segura”, elogiou.

Para se cadastrar no programa ‘Opera Sergipe’, o paciente deve ir a um dos hospitais credenciados ou à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico. O paciente será encaminhado para uma consulta com um cirurgião, que cadastrará, se necessário, o usuário no programa. Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo ‘Opera Sergipe’, disponível nos sistemas IOS e Android.

Os pacientes cadastrados passarão por procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade, como a histerectomia total; histerectomia c/anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigastrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.

Informações Partidárias

Notícias