Padre Henúbio Pinto assina filiação ao PSD

A ficha de filiação do pároco da Igreja Jesus Adolescente, na Vila Dalila, zona Leste de SP, foi abonada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e pela ex-vice-prefeita Alda Marco Antônio (foto).

10 de jun de 2013

Kassab e o padre Henúbio Pinto

O padre Henúbio Pinto, pároco da Igreja Jesus Adolescente, na Vila Dalila, zona Leste de São Paulo, filiou-se nesta segunda-feira (10) ao Partido Social Democrático (PSD). A ficha de filiação foi abonada pelo presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, e pela ex-vice-prefeita da cidade, Alda Marco Antônio.

Kassab considera a entrada do padre no partido uma importante conquista para o PSD: “É uma pessoa com motivação para vida pública e traz maior relevância ao nosso quadro partidário com seu trabalho e conhecimento!”

Padre Henúbio tem uma longa história de militância política. Ainda na adolescência, em Pão de Açúcar, município do sertão alagoano onde nasceu, começou a questionar as decisões do prefeito da cidade, um coronel. Tinha no sangue o DNA dos contestadores: o pai, José Luiz dos Santos, presidente de sindicato e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), e a mãe, Enalva Pinto dos Santos, foram presos pelo regime militar.

A decisão de voltar a fazer política partidária depois de alguns anos, segundo padre Henúbio, se deve ao fato de que “tudo passa pela política”. Ele aponta a segurança pública como um dos graves problemas do País hoje. Conta que há alguns meses flagrou um adolescente, de 15 ou 16 anos, roubando a pequena urna de madeira onde fieis depositam contribuições na Igreja Jesus Adolescente. Pegou o garoto pelo braço e perguntou se estava certo aquilo. O garoto, em tom ríspido, disse ao padre que o largasse, caso contrário bateria com a cabeça contra a parede e diria para a polícia e a imprensa que havia sido agredido por ele. Padre Henúbio soltou o garoto. Esta é uma das razões pelas quais ela defende a redução da maioridade penal e investimentos na melhoria do sistema prisional.