Loading

Pesquisar

CONGRESSO

Passarinho aplaude nova Lei de Segurança de Barragens

Relator do projeto na Câmara, Joaquim Passarinho (PSD-PA) diz que legislação sancionada pelo presidente da República “vai garantir empregos e segurança para população, como a do meu Pará”

06 de out de 2020

O deputado Joaquim Passarinho

Sancionada pelo Presidente da República na semana passada, a nova lei que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 14.066/20) é originária de projeto de lei que foi aprovada pelo Plenário da Câmara na forma de substitutivo do relator, deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA). “Tive a honra de ser o relator desse delicado projeto, que surgiu após grande comoção das tragédias ocorridas após o rompimento das barragens nas cidades de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. O texto foi aprovado por unanimidade e agora é lei e vai garantir empregos e segurança para população, como a do meu Pará”, comemorou Passarinho.

O substitutivo do deputado Passarinho ao projeto foi aprovado na Câmara e sancionado pelo presidente sem alterações. Entre as várias sugestões acatadas dos projetos que estavam apensados estão as multas que vão de R$ 2 mil a R$ 1 bilhão. Além de advertência e perda dos direitos de exploração mineral ou de benefícios fiscais concedidos, para empresas que descumprirem as normas.

Outra mudança acatada no substitutivo do deputado à Lei das Barragens são os prazos máximos para andamento dos processos administrativos para apuração da infrações: 20 dias para o infrator oferecer defesa contra o auto de infração; 30 dias para julgamento desse auto; 20 dias para o infrator recorrer da decisão condenatória e 5 dias para o pagamento de multa, após a notificação.

Informações Partidárias

Notícias