Loading

Pesquisar

INOVAÇÃO

Passo Fundo promove workshop para pensar o futuro

O prefeito da cidade gaúcha, Pedro Almeida (PSD), destaca a importância da cultura de inovação para o desenvolvimento

07 de jun de 2024

O prefeito Pedro Almeida: “A cidade vai ganhar muito através desta construção”

Edição Scriptum com Prefeitura de Passo Fundo

Em Passo Fundo, município de 205 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, a gestão do prefeito Pedro Almeida (PSD) realizou esta semana o workshop “Cocriação da Visão de Futuro”, que reuniu cidadãos, líderes comunitários, e especialistas para explorar cenários futuros e fomentar a cultura de inovação na cidade.

O evento faz parte do Pacto pela Inovação e foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Inovação, com apoio de diversas empresas e instituições. Conforme o prefeito Pedro Almeida, criar a secretaria de Inovação foi uma decisão muito importante e que vai impactar os próximos anos no município com os temas propostos no Pacto pela Inovação e com o workshop.

“Estou impressionado com a quantidade de interessados, de entidades, de pessoas, de empresas em buscar um futuro melhor para Passo Fundo. Todos vocês são muito importantes nesse momento, e a cidade vai ganhar muito através desta construção”, enfatizou o prefeito.

Com o tema “Como será a cidade em 2034?”, o workshop, coordenado pelo diretor executivo da Medellín Resilience Office Corporation, Santiago Uribe Rocha, foi estruturado em quatro etapas principais: Inspiração, Imersão, Criação e Ação.

“Cada fase foi projetada para incentivar a participação ativa e a colaboração entre os participantes, proporcionando um ambiente propício para a geração de ideias inovadoras”, aponta Rocha, que se destaca por seu trabalho em transformação de bairros, prevenção da violência e renovações urbanas. No workshop, ele compartilhou sua experiência e insights sobre a construção de comunidades resilientes e sustentáveis.

De acordo com a secretária de Inovação, Bárbara Fritzen, integrado ao Pacto pela Inovação de Passo Fundo, o workshop faz parte de uma iniciativa voltada à criação de projetos transformadores com grande impacto para a cidade. “O objetivo é promover a inovação e o empreendedorismo, por meio do compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público, instituições de ensino, sociedade e empresas”, enfatiza Bárbara.

Barbara frisa que uma das principais atividades do workshop foi o “World Café”, uma metodologia interativa que promove a troca de experiências e ideias entre os participantes. Esta dinâmica permitiu um aprendizado mútuo e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a inovação.

Informações Partidárias

Notícias