O deputado Sidney Leite
O deputado Sidney Leite, do PSD do Amazonas, tem criticado a atuação do Ministério da Saúde, que até agora só teria repassado aos Estados 12% dos R$ 21,3 bilhões reservados para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “Em meio à pior crise sanitária e econômica da história do nosso Estado e do nosso país a incapacidade de gestão do Ministério da Saúde é impressionante. O dinheiro está parado em Brasília enquanto nosso povo está nas filas e nossos médicos sem equipamentos”, desabafa o parlamentar.
Segundo Sidney Leite, o Amazonas vive provavelmente a pior crise da sua história. O sistema de saúde está em colapso e as pessoas estão morrendo sem sequer conseguir ser atendidas. “Não há nem espaço suficiente para enterrar as vítimas da covid-19. São mais de 8 mil casos confirmados e quase 600 mortes em todo o Estado, fora todos os casos que não estão nas estatísticas oficiais. Num quadro como esse, o mínimo que se deve esperar do governo federal é um trabalho sério e rápido”, salientou.
O parlamentar lembra ainda que o Amazonas tem a pior situação do país quando o assunto é coronavírus. O Estado recebeu, até o momento, pouco mais de R$ 70 milhões para enfrentar a pandemia. “Faltam leitos de hospital, equipes e equipamentos para proteger as pessoas. Sem ajuda do governo federal e empenho das pessoas não conseguiremos sair dessa crise tão rápido.”