28 de fev de 2013
· Acre, Bolívia, PSD, Sérgio Petecão, veículos
O senador Sérgio Petecão (AC), líder do PSD no Senado e vice-presidente da Comissão de Infraestrutura da Casa, comemorou a decisão do Ministério da Justiça de repatriar cerca de 500 veículos roubados no Brasil e levados à Bolívia. Isso foi possível em função de acordo de cooperação internacional iniciado depois da implementação de um programa boliviano de regularização de veículos. Os dois países estavam há quase dois anos acertando os detalhes da cooperação internacional para a devolução dos carros roubados.
Pelos dados da Alfândega Nacional da Bolívia, há cerca de 8 mil veículos no país oriundos de furtos e roubos no exterior. No caso dos veículos e motos brasileiros, os números variam de 450, segundo as autoridades bolivianas, a 497, pelos dados do Brasil.
Segundo Petecão, os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – que fazem fronteira com a Bolívia – foram os mais atingidos pelos roubos.
Para o senador acreano, além da devolução dos veículos, é preciso investir em um diálogo com o país vizinho para o fortalecimento do combate ao crime organizado na região de fronteira.
A operação é apontada pela Polícia Federal como a maior repatriação de veículos furtados da história do Brasil. Todos os carros devolvidos vão ser vistoriados por agentes da Receita Federal. Depois da autorização para a entrada em território brasileiro, eles serão levados para o pátio da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), em Campo Grande (MS).
O primeiro acordo desse tipo foi firmado com o Chile. Depois da Bolívia, será ampliado para a Argentina e o Paraguai. A presidente da Alfândega Nacional da Bolívia, Marlene Ardaya, informou que nos próximos dias serão entregues 283 veículos e 97 motos apreendidos no país.
No total, aproximadamente 500 veículos serão entregues ao Brasil. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e as seguradoras entrarão em contato com os proprietários para fazer a devolução.
(com informações da Agência Brasil)