
A prefeita Elisa Araújo: “Estamos tentando encontrar novas formas de lidar com o problema que sejam mais em conta e mais rápidas”
Redação Scriptum com g1
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), anunciou nesta quinta-feira (2) que vai investir na construção de ‘piscinões’ no município do Triângulo Mineiro para evitar áreas de alagamentos na região do Córrego dos Carneiros. Ela falou sobre as obras em entrevista concedida ao programa MGTV1, exibido pela TV Integração, emissora afiliada à Rede Globo.
Durante a entrevista, em que também abordou outros projetos que serão prioritários nos 100 primeiros dias de seu mandato, a gestora reconheceu os transtornos causados por alagamentos em bairros como São Benedito, Jardim Uberaba, Bom Retiro, Parque das Américas e Centro.“O Córrego dos Carneiros é um grande desafio. É um volume grande de investimento que tem que ser feito, mas já estamos tratando como prioridade. A primeira obra custaria R$ 100 milhões. Em seguida, foi feito um novo estudo que reduziu o custo para R$ 43 milhões. Estamos estudando um novo projeto para que sejam feitos piscinões, que farão com que a área não alague. Ou seja, estamos tentando encontrar novas formas de lidar com o problema que sejam mais em conta e mais rápidas.”
Além dos alagamentos, a cidade já enfrentou problemas provocados pela falta de água. Em outubro do ano passado, a prefeitura declarou situação de emergência nas áreas mais afetadas pela seca. Elisa afirmou que a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) adotou medidas para minimizar os prejuízos. Entretanto, ela reforçou que os moradores devem continuar consumindo água de maneira consciente, evitando o desperdício. “Algumas ações diminuíram a falta de água, porque nós tivemos a maior seca da história. Fizemos investimentos em quatro reservatórios, em quatro poços artesianos. Agora a gente tem o projeto com recurso garantido e nós iniciaremos a obra de captação da água do Rio Grande. Até que essa obra fique pronta, a estratégia a médio prazo é a construção de mais poços profundos e reservatórios para que, nessas áreas em que há maior dificuldade de chegar água no período de seca, a gente consiga diminuir a falta de água”, afirmou a prefeita.