08 de nov de 2024
· Cultura, Fábio Mitidieri, Pré-Caju 2024, pré-carnavalesco, Sergipe

O evento pré-carnavalesco será realizado na Orla da Atalaia, na capital sergipana
Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias
A gestão do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), já tem motivo para festejar os bons resultados que os investimentos do governo estadual no Pré-Caju 2024 podem trazer para a divulgação e valorização do Estado como destino turístico. O evento, já consolidado como uma das mais tradicionais prévias carnavalescas do Brasil, acontece no fim de semana, entre os dias 8 e 10 de novembro, na Orla da Atalaia.
O Pré-Caju 2024, além de fortalecer o potencial turístico de Aracaju, movimenta a cidade com sergipanos e turistas que lotam as ruas em busca de alegria e diversão. Com isso, a expectativa é muito alta entre empresários e trabalhadores que fazem parte da cadeia do turismo.
Hoteleiros, donos de bares e restaurantes, vendedores ambulantes, taxistas e motoristas de aplicativo aguardam ansiosamente o evento, já prevendo aumento expressivo na movimentação de turistas, e melhora nas receitas dos empreendimentos. O secretário estadual do Turismo, Marcos Franco, destacou que o Pré-Caju tem um impacto positivo na economia local como grande impulsionador do turism, além de movimentar o comércio e gerar empregos temporários.
“O Pré-Caju atrai visitantes de diferentes regiões do país, promovendo Sergipe como destino turístico. Sem dúvida, o evento contribui para o desenvolvimento do setor de serviços e também coloca Sergipe em evidência no cenário de grandes eventos do país”, frisou o gestor da pasta.
A realização do Pré-Caju incentiva também a rede hoteleira, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE). A ocupação dos hotéis neste final de semana é de quase 100%. Para Antônio Carlos Franco, presidente da ABIH, a alta taxa de ocupação é um reflexo do sucesso do evento e da qualidade dos serviços oferecidos em Aracaju. “Estamos prontos para receber nossos visitantes com hospitalidade e conforto”, afirma.
Ainda segundo Antônio Franco, os investimentos do Governo de Sergipe na promoção do turismo têm sido fundamentais para alcançar este momento. “Com o Pré-Caju e outras festividades, estamos vendo os frutos desse trabalho conjunto”, salienta o presidente.
O gerente do Hotel Pousada do Sol, Henrique Góes, comenta que a festa traz muita visibilidade para o turismo local, movimenta a economia e consiste em um dos períodos de maior ocupação – no caso do seu empreendimento, 98% dos quartos já estão reservados. Para atender à demanda, a equipe foi ampliada temporariamente com a contratação de camareira, cozinheira e segurança.
“Além de entrarmos no clima do evento com decoração interna alusiva à festa, também vamos reforçar o serviço de café da manhã com opções típicas da culinária sergipana, por exemplo. Estamos bastante animados. O Pré-Caju valoriza o calendário de eventos, divulga a nossa cidade e a cultura local. Pessoas de outros estados, que vêm prestigiar a festa, também têm a oportunidade de conhecer nossos atrativos turísticos, a exemplo das lindas praias, do Cânion do Xingó [em Canindé de São Francisco], entre outros”, considerou.