23 de maio de 2012
· Dárci Vera, prefeitos, prêmio, PSD
A prefeita de Ribeirão Preto (SP), Dárci Vera
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), está entre os 100 melhores prefeitos do Brasil e receberá o Prêmio Juscelino Kubitschek durante o 9º Congresso Nacional de Prefeitos, que será realizado de 14 a 17 de junho em Florianópolis (SC).
Ao longo dessas nove edições, esta é a primeira vez que Ribeirão Preto está no ranking, elaborado pela MS Brasil. A pesquisa leva em conta fontes associadas à administração pública municipal e estadual, páginas abertas de web governamentais, principais meios de comunicação relacionados à administração da Prefeitura Municipal (imprensa, web, sites, jornais, internet, blogs, entre outros).
A elaboração do ranking considerou critérios importantes como: medidas que demonstraram sensibilidade social e compromisso com metas assumidas de desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente; empreendedorismo do atual prefeito, seu dinamismo e adoção de orçamento participativo; resultados expressivos e gerenciamento estratégico, com boas práticas; implantação de programas de capacitação; elaboração de redes sociais para benefícios dos mais humildes; ação efetiva de gastos e transparência na aplicação dos recursos; controle efetivo para redução da mortalidade infantil; cumprir à lei de responsabilidade fiscal, vocação educadora da administração do município e executar metas nas áreas da saúde e educação.
“Ver o nosso esforço reconhecido nacionalmente é importante, pois serve de estímulo e mostra que estivemos e estamos no caminho certo”, disse a prefeita Dárci Vera. “Priorizamos áreas essenciais como a saúde, educação, habitação, sem descuidar de outros setores que apresentavam problemas históricos e que já pareciam não ter solução, como as enchentes ao longo da Jerônimo Gonçalves e a implantação de um programa efetivo de desfavelamento da cidade, sem contar a municipalização do Hospital Santa Lydia e construção da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a ser inaugurada nos próximos dias”, citou.