Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Prefeito de Canoas (RS) debate projetos em Brasília

Jairo Jorge (PSD) esteve com representantes do governo federal para apresentar e buscar apoio a planos de investimento na qualidade de vida em uma das maiores cidades do Rio Grande do Sul

28 de maio de 2021

O prefeito Jairo Jorge (à dir ) e o diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias.

Diversos projetos essenciais para o desenvolvimento de Canoas – um dos maiores municípios do Rio Grande do Sul, com 350 mil habitantes – foram tema das reuniões que o prefeito Jairo Jorge (PSD) manteve esta semana com autoridades do governo federal em Brasília. Além da necessidade do envio de mais doses de vacinas contra a covid-19 à cidade, Jorge conversou também com representantes de ministérios sobre projetos como a construção de um shopping popular, que criará novas oportunidades de geração de emprego e renda na cidade, e o do Aeromóvel, alternativa de transporte coletivo movido a energia elétrica que representará um grande avanço na mobilidade urbana em Canoas.

Em encontro com o diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, o prefeito conversou sobre a distribuição de doses da vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Sul e pediu para que o órgão acompanhe a distribuição no Estado, para que ela seja feita de maneira igualitária para os municípios, considerando a questão da população. O prefeito explicou que a população de Canoas é maior que a de algumas cidades que vêm recebendo mais doses do imunizante. “É importante que os critérios estejam esclarecidos, sejam transparentes e as vacinas possam ser distribuídas de forma justa para as cidades”, lembrou.

Em visita ao Ministério da Economia, o prefeito de Canoas detalhou aos representantes do órgão os planos de criação de um shopping popular na estação da Trensurb Mathias Velho. A ideia é potencializar mais segurança e conforto para os usuários da estação, além de oferecer condições dignas para os comerciantes, transformando o local num grande mercado público. O objetivo da iniciativa é que a pauta seja debatida junto com a privatização da Trensurb. A Prefeitura já tem o projeto executivo da obra e o estudo de viabilidade. É estimado o investimento de aproximadamente R$ 15 milhões no empreendimento.

Jairo Jorge esteve também com a secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos, a quem detalhou o projeto do Aeromóvel em Canoas. A mobilidade urbana da cidade terá zero carbono no projeto que a Prefeitura pretende implantar no município, para o desenvolvimento econômico, com sustentabilidade. O prefeito revelou que o projeto está sendo atualizado para se adaptar a uma alternativa de transporte urbano elétrico, semelhante ao que será implantado no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Com a implantação do Aeromóvel, pode ser reduzida a emissão de 900 mil toneladas de CO2 por ano. O projeto de Canoas prevê 18 quilômetros de linhas e 24 estações, com capacidade para até 12 mil passageiros por hora e 82 mil por dia. O custo da obra está estimado em R$ 1,7 bilhão.

Informações Partidárias

Notícias