Obra foi retomada em março de 2018 e exigiu investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.
Edição: Scriptum
A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu as obras da nova bacia de detenção do Córrego São Francisco/Assis das Chagas, no bairro da Pampulha. As intervenções reforçam as ações de prevenção para o período chuvoso na capital, uma das prioridades do prefeito Alexandre Kalil, do PSD.
Paralisada desde abril de 2016, a obra foi retomada em março de 2018 e exigiu investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.
A nova bacia do Córrego São Francisco tem capacidade para armazenar cerca de 41 milhões de litros d’água, o que vai reduzir os riscos de enchentes no bairro Indaiá e nas avenidas Assis das Chagas e Professor Magalhães Penido, minimizando, também, os riscos na região próxima à Praça Bagatelle e o Aeroporto da Pampulha.
Antes da construção da bacia, toda a água pluvial escoava diretamente para o córrego, aumentando rapidamente seu nível e causando transbordamento e alagamentos das várzeas.
O superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, enfatiza que obras de saneamento e de combate a enchentes são prioridade da prefeitura. “Estamos deixando Belo Horizonte preparada para enfrentar as chuvas. A Prefeitura tem um trabalho muito forte nesta área e nos dá muita satisfação concluir uma obra como essa do Córrego São Francisco, que irá mudar a vida dos belo-horizontinos que moram ou circulam pela região da Pampulha”, comenta.
Proteção
Além da implantação da nova bacia de detenção do Córrego São Francisco/Assis das Chagas, a obra da Sudecap incluiu a construção de taludes protegidos contra processos erosivos, prolongamento da galeria existente (funcionando com restrição hidráulica de vazão), implantação da rua Betumirim e remanejamento e adequação do sistema de esgoto sanitário, o que traz melhores condições de saúde e conforto aos moradores da região.
Até o final de novembro o entorno do córrego também receberá intervenções de urbanização, como o cercamento da nova bacia, a implantação de calçadas e a sinalização das vias próximas.