MUNICÍPIOS

Prefeitura inicia obras de hospital em São Luís (MA)

O prefeito Eduardo Braide (PSD) disse que nova unidade de saúde na capital do Maranhão trará “transformação no atendimento da população da cidade e de todo o Estado”

26 de fev de 2024

Eduardo Braide dá início às obras do novo hospital: “Obra vai representar também a transformação do atendimento para a população”

Edição Scriptum com Prefeitura de São Luís

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), deu início na segunda-feira (26) às obras para a construção do novo Hospital de Urgência e Emergência da capital do Maranhão. Segundo ele, “essa obra vai representar muito mais que a construção de um novo hospital, vai representar também a transformação do atendimento para a população não só de São Luís mas de todo o Estado”.

Braide destacou ainda que o início das obras marca “um dia muito importante pela coragem que toda a equipe da Prefeitura teve de encarar esse desafio. Assim como nós assumimos e cumprimos o desafio de entregar o Novo Hospital da Criança, que hoje é referência para o Brasil, nós entregaremos o novo Hospital de Urgência e Emergência de São Luís”.

A nova unidade de saúde irá substituir o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), que funcionava no mesmo endereço. O início das obras não afetará o atendimento aos pacientes do Socorrão 2, pois a Prefeitura alugou outro local onde a população será atendida. Essa unidade se tornará a nova referência de entrada para o atendimento de emergências, garantindo acesso aos procedimentos cirúrgicos urgentes.

O hospital Clementino Moura (Socorrão 2) atendia mais de 60 mil pacientes por ano e realizava mais de 12 mil cirurgias, incluindo pacientes da capital e de mais de 170 municípios do Estado. O hospital dispunha de 248 leitos, dos quais 28 designados para terapia intensiva (UTI). Durante o período das obras, parte do hospital continuará operando em alas com níveis de urgência menores, garantindo a continuidade dos atendimentos.

O projeto de reconstrução do novo hospital será executado em duas etapas distintas. Na primeira fase, será dada prioridade à construção do pronto-socorro, que incluirá consultórios médicos, áreas de exames, a ala vermelha, centro cirúrgico e uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A segunda fase compreenderá a construção das enfermarias, destinadas aos cuidados pré e pós-cirúrgicos dos pacientes. À medida que cada fase for finalizada, as operações serão reiniciadas nas novas áreas, assegurando a continuidade dos atendimentos. O prazo estimado para a conclusão total do novo hospital é de 18 meses.