Loading

Pesquisar

Municípios

Programa ajuda mulheres com endometriose em Porto Alegre

Câmara Municipal aprovou projeto da vereadora Cláudia Araújo (PSD) que cria programa voltado à conscientização e ao tratamento da doença na capital gaúcha

20 de out de 2023

Programa é fruto de projeto da vereadora Cláudia Araújo

Redação Scriptum com site do PSD do RS

A Câmara de Porto Alegre aprovou nesta quinta-feira (18) o projeto de lei da vereadora Cláudia Araújo (PSD) que cria o Programa Municipal de Divulgação, Prevenção e Tratamento da Endometriose. O objetivo da proposta é informar a população da capital gaúcha sobre a doença, capacitar profissionais do setor de saúde para o diagnóstico e tratamento, além de garantir exames pelo SUS. “Não podemos ignorar essa doença, muito menos achar que ela é normal. A prevenção e o diagnóstico precoce são sempre as melhores soluções”, frisa Cláudia.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a endometriose afeta cerca de 10% da população feminina brasileira, principalmente as mulheres de 25 a 35 anos de idade. Sem diagnóstico e tratamento adequado, as pacientes podem enfrentar consequências graves, incluindo a infertilidade e a morte.

A endometriose é uma modificação no funcionamento do organismo em que as células do tecido que reveste o útero, o endométrio, em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. As causas da doença ainda não foram esclarecidas. Entre os principais sintomas estão as cólicas no período menstrual, dores durante as relações sexuais, sangramento ao urinar e dificuldade para engravidar.

Informações Partidárias

Notícias