Loading

Pesquisar

Municípios

Programa de parklets impulsiona comércio em São José dos Campos (SP)

Gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) autoriza ampliação de calçadas para a construção de espaços de lazer em todas as ruas do município

07 de nov de 2023

Clientes usam o parklet instalado no Bar do Coronel, na região central de São José dos Campos

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

Após a experiência bem-sucedida na região central de São José dos Campos, a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) autorizou a realização do Programa de Parklets em todas as ruas do município de 697 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. O decreto que permite a ampliação do projeto foi publicado nesta segunda-feira (6), após pedidos de comerciantes da cidade.

Parklets são pequenos espaços de lazer e convivência construídos em áreas contíguas às calçadas. As regras estabelecidas pelo novo decreto já são aplicadas na região central. O comerciante pode utilizar o espaço de até duas vagas de estacionamento em frente ao estabelecimento para acomodar os clientes, ocupando uma área de, no máximo, 11 metros.

Quem já aderiu ao programa comemora os bons resultados. “Os parklets foram um excelente negócio. Hoje é a área mais desejada da casa. Ganhamos 40 lugares. Isso agregou ao nosso faturamento. Só esses 40 lugares me fizeram empregar mais dois garçons e um barman”, conta João Paulo Córdoba, proprietário do Bar do Coronel.

A prefeitura contratou um projeto executivo para a construção dos parklets. A medida foi vantajosa para os comerciantes, que não precisaram custear essa etapa da instalação. A permissão para o uso do espaço público tem validade de cinco anos, após a conclusão do processo de análise feito pela administração municipal.

Informações Partidárias

Notícias