O deputado estadual Lucas Calil: “Queremos ultrapassar a meta de um milhão de árvores plantadas apenas num dia e fazer isso todos os anos”
Para reforçar a consciência ambiental dos goianos e, ao mesmo tempo, buscar resultados práticos na recuperação da cobertura vegetal do Estado, o deputado estadual de Goiás Lucas Calil (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa projeto que propõe a criação do Dia de Conscientização Ambiental, a ser comemorado no dia 22 de novembro de cada ano. E seu objetivo é que 1 milhão de árvores sejam plantadas em todo o Estado naquela data.
Para o jovem deputado pessedista, de 32 anos, mais do que debater e estimular a preservação e manutenção do meio ambiente, a comemoração tem um sentido prático. Ele lembra que a questão do ambiente é lembrada no Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, no período de seca em Goiás. “Mas em novembro chove. Estamos em um país tropical e pouquíssimas mudas iriam vingar e chegar à maturidade caso o plantio fosse realizado em junho. Então nós criamos o dia da consciência ambiental no âmbito do Estado de Goiás e nesse dia nós queremos ultrapassar a meta de um milhão de árvores plantadas apenas num dia e fazer isso todos os anos”.
Ele pretende viabilizar a plantação de no mínimo mil mudas em cada um dos 246 municípios goianos apenas no dia 22 de novembro. “Nós queremos chegar ou ultrapassar a marca de um milhão de árvores plantadas no dia 22 de novembro”, ressaltou o deputado em entrevista ao Diário de Goiás.