MUNICÍPIOS

Projeto habitacional beneficia 16 municípios paulistas

Liderança do PSD, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, autorizou o início da construção de mais 1.365 novas moradias, com investimento de R$ 259,3 milhões

05 de jun de 2024

O secretário Marcelo Branco: programa é resultado de convênios firmados entre a CDHU e as prefeituras, que doaram os terrenos para as construções.

Redação Scriptum com Governo de São Paulo

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco, uma das lideranças do PSD, autorizou o início da construção de 1.365 novas moradias em 16 cidades paulistas. Ao todo, o governo estadual vai investir R$ 259,3 milhões nos empreendimentos. Marcelo assinou as ordens de serviço para as obras nesta quarta-feira (5), na sede da secretaria. A cerimônia que marcou a assinatura também contou com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino, prefeitos dos municípios contemplados, entre outras autoridades.

Marcelo Branco destacou que o trabalho desenvolvido pela secretaria sempre se pautou pelo embasamento técnico. “Construímos, com o apoio do governador Tarcísio, um plano de governo bastante técnico, para resolvermos os problemas do Estado através de dados, estudos, projetos e bons programas. Reconhecemos o esforço que o governo tem empenhado em nossa secretaria, que, inclusive, tem rendido muitos frutos”, afirmou o secretário.

Das 1.365 moradias previstas, 1.245 vão atender à demanda habitacional de interesse social de Altinópolis (147 unidades), Américo de Campos (80), Igarapava (134), Ilha Solteira (100), Juquiá (35), Mariápolis (38), Mirandópolis (259), Nhandeara (37), Pontes Gestal (116), São José da Bela Vista (114) e Votuporanga (185). As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, além de sistema de energia solar fotovoltaico.

O programa habitacional é resultado de convênios firmados entre a CDHU e as prefeituras, que doaram os terrenos para as construções. A companhia já realizou os projetos e as licitações das obras, contratou as empresas vencedoras dos certames e vai iniciar a edificação dos empreendimentos. O financiamento dos imóveis seguirá a Política Habitacional do Estado de São Paulo, que não cobra juros de famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos.

Vida Longa

Outras 120 unidades serão edificadas pelo programa Vida Longa, destinado a idosos com renda de até dois salários mínimos e em situação de vulnerabilidade social. Os empreendimentos serão construídos nos municípios de Agudos (28 unidades), Jaboticabal (28), Mogi Guaçu (28), Socorro (14) e Tatuí (22).

Os residenciais do Vida Longa são compostos por até 28 unidades, com cozinha, sala de estar, dormitório, banheiro e área de serviço. Para incentivar o processo de socialização dos moradores, os condomínios contam com espaços comuns de convivência e lazer, salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno a lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.