Projeto “Pense um Novo Paraná” irá formular plano de governo do PSD

Documento, coordenado por Ramiro Wahrahfitg (foto, à dir), será dividido em três eixos; partido ouvirá instituições da sociedade organizada, universidades e cooperativas para subsidiar o trabalho.

19 de nov de 2013

Da esquerda para a direita: deputado Eduardo Sciarra, Joel Malucelli e Ramiro Wahraftig

O PSD do Paraná lançou nesta segunda-feira (18) o projeto “Pense um Novo Paraná” com objetivo de formular o programa de governo da legenda para fomentar o debate eleitoral do próximo ano. Além de ouvir lideranças e filiados ao partido em encontros regionais e setoriais, uma equipe de trabalho irá manter contato com instituições e entidades da sociedade organizada, universidades estaduais e cooperativas para ouvir sugestões e colaborações. A versão final do programa de governo do PSD deverá ser apresentada até maio de 2014.

“Este é mais um passo do PSD em sua caminhada na construção de candidaturas próprias ao governo e ao Senado”, definiu o presidente estadual e líder do partido na Câmara, deputado federal Eduardo Sciarra. Sob coordenação do ex-secretário de Educação, Ramiro Wahrahfitg, o documento será dividido em três eixos: Ambiente, Sociedade e Governança. Esses eixos irão contemplar áreas temáticas como políticas públicas, educação, saúde, segurança, desenvolvimento urbano e rural, indústria, inovação, mídias digitais, empreendedorismo, entre outras áreas.

“Esse formato não é definitivo e podemos modificá-lo conforme os debates forem se desenvolvendo”, explicou Wahrahftig. Em sua opinião, o fundamental será abranger as instituições de ensino superior. “Houve uma evolução muito grande nos últimos anos na qualidade da massa crítica em nossas universidades e queremos envolvê-la para pensar um novo Paraná”, disse. Ele destacou que “é um privilégio” o Paraná possuir sete universidades estaduais. “Há uma capacidade de reflexão muito grande que devemos aproveitar neste momento”, completou.

No ato de lançamento do projeto “Pense um Novo Paraná”, o empresário Joel Malucelli – pré-candidato a governador pelo PSD – entregou um documento contendo as suas sugestões. “Como sou empresário, apresento propostas audaciosas e espero que algumas delas sejam aproveitadas”, afirmou. O ex-ministro da Saúde e vice-presidente do PSD-PR, Alceni Guerra, defendeu o envolvimento das cooperativas. “As cooperativas foram primordiais para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, afirmou. “O Paraná é referência nacional do cooperativismo e não podemos desperdiçar esta força que, às vezes, é esquecida pelo poder público”.

Estão previstos encontros regionais no início de 2014 que irão debater o programa de governo com lideranças, filiados e demais interessados do interior do estado. Os grupos setoriais do partido, como de jovens, de mulheres e de sindicalistas, também irão realizar mobilizações próprias em torno do projeto. Enquanto isso, os coordenadores do “Pense um Novo Paraná” irão visitar as universidades e cooperativas paranaenses com o objetivo de enriquecer o trabalho.