O prefeito Marquinhos Trad: “É importante aproximar os produtores de novas técnicas de comercialização”
Para ajudar os agricultores familiares em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) lançou nesta sexta-feira (12) o projeto Circuito Verde. Trata-se de um circuito de comercialização de alimentos frescos produzidos localmente e de forma sustentável. A iniciativa permitirá a redução de custos para os produtores e menores preços para os consumidores, que terão acesso facilitado a alimentos mais saudáveis. O lançamento ocorreu no estacionamento da Central do Cidadão, um dos quatro pontos iniciais do programa. “Com este projeto estamos ajudando os pequenos produtores a vencer um grande desafio: a comercialização da sua produção”, afirmou o prefeito.
Trad lembrou que, para o pequeno produtor, vender é um desafio maior que produzir os alimentos. “É importante aproximar os produtores de novas técnicas de comercialização, em especial a interatividade com as redes sociais, divulgando produtos e realizando negócios.”
Rodrigo Terra, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), também destacou a importância da iniciativa. “Além de adquirir produtos frescos que vêm diretamente da produção para sua casa a preços acessíveis, o consumidor terá respostas imediatas a indagações como o local onde o alimento foi produzido, informações sobre o processo de produção, entre outras.”
De acordo com Rodrigo, o projeto já conta com 15 produtores cadastrados, mas a secretaria pretende ampliar esse número. “Basta que os produtores procurem a Sidagro, onde os participantes estão sendo cadastrados e capacitados em todas as etapas da cadeia produtiva, com ênfase na higiene e manipulação correta de alimentos, agregando valor ao que é oferecido aos consumidores da nossa cidade.”