
O governador Ratinho Jr: “É um evento que movimenta a economia, com um grande volume de visitantes: atletas, treinadores, equipes e familiares”
Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), recebeu na segunda-feira (2), os organizadores do Ironman Brasil 2026, maior circuito de triatlo da América Latina, que agradeceram o apoio do Governo do Estado e convidaram o governador para presenciar a volta da disputa ao Paraná. A etapa “70.3 Curitiba”, no próximo domingo (8), abre o calendário nacional da competição, composto por sete eventos. A prova de resistência esteve pela última vez em território paranaense em 2016, em Foz do Iguaçu.
“Estou muito feliz. Trabalhei muito por isso e torcia para que o Ironman viesse para o Paraná, para Curitiba, ao lado do prefeito Eduardo Pimentel (PSD). Porque sabemos que é um evento que movimenta a economia, com um grande volume de visitantes: atletas, treinadores, equipes e familiares”, disse o governador Ratinho Junior. “Alavanca também a imagem do Estado e da nossa Capital para o mundo, por se tratar de um evento divulgado no planeta todo”, acrescentou o governador, reforçando que espera que a disputa se torne permanente no calendário da organização.
Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, que organiza a competição, disse que a etapa era um sonho já antigo. “A gente sempre entendeu que o Paraná tinha condições de receber o evento. Agora, conseguimos reunir as pessoas interessadas para que isso pudesse dar certo. Estamos bastante ansiosos e animados para essa primeira edição em Curitiba. Tenho certeza de que vai fazer história no cenário turístico e esportivo da cidade”, declarou. Ele destacou ainda o nível técnico da disputa, com a presença de 40 atletas profissionais.
A estreia da Capital do Estado no circuito promete unir identidade esportiva, infraestrutura urbana e natureza, trazendo impacto direto na economia e turismo paranaenses, além de reforçar a imagem do Paraná no cenário esportivo. A estimativa da organização é de que o público da atividade chegue a 7.300 pessoas, incluindo os 1.400 atletas inscritos, que vêm de 21 estados brasileiros e 15 países.
De acordo com a mesma projeção, R$ 25,1 milhões devem ser movimentados na economia curitibana, beneficiando os segmentos de hotelaria, gastronomia, comércio, transporte e serviços. O tempo médio de permanência dos visitantes será de 4 dias. Ao todo, a operação do evento mobiliza 1.200 profissionais, 870 voluntários e 150 fornecedores locais.