O governador Robinson Faria comemora a vitória do candidato Júlio César em Ceará Mirim
Desde domingo (1), Ceará-Mirim – município da Grande Natal, no Rio Grande do Norte, com 72 mil habitantes – tem um novo prefeito eleito. Júlio César Soares Câmara, do PSD, recebeu 65,04% dos votos válidos na eleição suplementar realizada na cidade, em virtude da cassação do mandato do prefeito e vice-prefeito anteriores. Na eleição de domingo, o vice-prefeito eleito foi João Maria de Paiva Mota, do Pode. A chapa contou com o apoio do ex-governador do Estado Robinson Faria, presidente estadual do PSD.
Foram realizadas no domingo novas eleições para os cargos de prefeito e vice em oito municípios brasileiros, sendo dois no Rio Grande do Norte. Nessas localidades, os eleitos no pleito de 2016 foram cassados pela Justiça Eleitoral e não puderam continuar nos cargos, levando à realização das eleições suplementares.
Além de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte também foi realizada eleição em Alto do Rodrigues. Os eleitores também voltaram às urnas nos municípios de Aracoiaba, no Ceará; Bofete, em São Paulo; Ibitiúra de Minas, em Minas Gerais; Japorã, em Mato Grosso do Sul; Lajeado, no Tocantins; e São Francisco, em Sergipe. Os vencedores vão exercer o mandato até o fim de 2020, ano em que novas eleições municipais serão realizadas em todo o país.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte informou que, em Ceará-Mirim, compareceram aos locais de votação 40.157 eleitores (77,47%) do total (51.837). A taxa de abstenção foi de 22,53%, ou seja, deixaram de votar 11.680 pessoas. A Coligação a qual pertencem o prefeito e o vice-prefeito eleitos se chama “A vez do povo”.
Júlio César e João Maria receberam 14.272 votos (65,04% do total validado pelo TRE/RN). Em branco votaram 1.218 eleitores (3,03%). Os votos nulos foram 2.777 (6,92%).