Hospital é mantido com os recursos indicados pelo atual deputado Misael Varella (PSD-MG)
Edição: Scriptum
Parlamentares do PSD estiveram presentes na inauguração das novas instalações do Bloco IV da Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé (MG). Idealizado pelo ex-deputado federal Lael Varella e mantido com os recursos indicados pelo atual deputado Misael Varella (PSD-MG), o hospital é referência em oncologia em Minas Gerais. A solenidade teve a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
O evento contou também com a participação do secretário-adjunto da Saúde, Dr. José Farah, representando o governador Romeu Zema, além do senador Carlos Viana (PSD-MG), do líder do PSD na Câmara, deputado André de Paula (PSD_PE), e dos deputados Stefano Aguiar, Pinheirinho e Lucas Gonzalez, do PSD de Minas Gerais. Na solenidade, prefeitos, vereadores e gestores municipais, regionais e estaduais da saúde mineira puderam trocar experiências e falar sobre suas demandas.
Durante a visita, o ministro Mandetta garantiu que haverá total comprometimento na tentativa de solucionar o deficit dos hospitais e prefeituras mineiras. Para o anfitrião do evento, é um momento para que os gestores da saúde possam ouvir as diretrizes que o Ministério da Saúde pretende traçar. “Inserir o contato das prefeituras, secretários de saúde, gestores do SUS e de hospitais públicos é fundamental para aproximar o Ministério da Saúde da realidade de Minas Gerais. Convivemos com um deficit imenso e tenho a certeza de que todos saíram aliviados ao ver que os recursos já começaram a surgir de Brasília”, comentou Misael Varela.
Desde 2002, o hospital é credenciado como Centro de Alta Complexidade em Oncologia
Por sua vez, o deputado Stefano Aguiar destacou o atendimento de excelência que é prestado aos mineiros. “Hospital conceituado e mundialmente conhecido, que atende mais de 260 municípios mineiros. Sempre fomos parceiros desse projeto maravilhoso, enviando todos os anos emendas parlamentares”, lembrou o deputado.
Dos pacientes atendidos no local, 84% recebem assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2002, o Hospital do Câncer de Muriaé é credenciado ao Ministério da Saúde como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), e o início pleno de suas atividades data de janeiro de 2003.