Loading

Pesquisar

PSD do Paraná quer 50 mil filiados até abril, diz Sciarra

Partido quer consolidar base municipalista forte elegendo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 367 municípios onde está organizado.

23 de nov de 2011 · Leprevost, Parana, PSD, Sciarra

O deputado Eduardo Sciarra fala durante encontro do PSD em São José dos Pinhais

Consolidar uma base municipalista forte por meio da eleição de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 367 municípios onde está organizado durante as eleições de 2012 é, a partir de agora, o grande desafio do Partido Social Democrático (PSD) no Paraná. Como primeiro passo, o PSD pretende atingir a marca dos 50 mil filiados até abril, enquanto se organiza em Diretórios Municipais em todo o estado como forma de viabilizar decisões colegiadas e democráticas durante o processo eleitoral.

“Partido que não disputa eleição não cresce, não tem futuro”, afirmou o presidente da Executiva Estadual do PSD, deputado federal Eduardo Sciarra, dando o tom dos discursos durante o I Encontro Regional do PSD, na noite de segunda-feira (21), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Cerca de 350 autoridades, parlamentares, dirigentes e lideranças da Região Metropolitana de Curitiba, do Litoral e do Sudeste participaram do primeiro da série de sete encontros regionais que o novo partido realizará até 10 de dezembro.

De acordo com Eduardo Sciarra, mesmo correndo contra o calendário eleitoral, que exigia a oficialização do partido até final de setembro passado, o PSD no Paraná conseguiu se estruturar com chapas completas de pré-candidatos a vereador em 367 municípios. Na maioria deles, também há pré-candidatos a prefeito ou a vice-prefeito. Até a data de criação do PSD no Paraná, foram reconhecidas pela Justiça Eleitoral 9 mil filiações. “Agora temos que ampliar as nossas bases nos municípios obtendo o maior número de filiados possível”, disse Sciarra.

Ficha Limpa – O presidente da Comissão Provisória Municipal de Curitiba, deputado estadual Ney Leprevost, destacou que o PSD deverá em sua organização e no processo eleitoral se diferenciar dos demais partidos buscando “ouvir a sociedade”. “É preciso fazer com que a classe política se aproxime da sociedade”, afirmou. Ele lembrou que, na capital, o partido já aprovou uma Resolução em que os candidatos em 2012 deverão apresentar “Ficha Limpa”. “É isso o que a população quer e devemos fazer”, defendeu. A mesma medida foi tomada pelo PSD de Foz do Iguaçu e Londrina. Em Curitiba, segundo Leprevost, o partido tem 136 pré-candidatos a vereador, mas a chapa completa terá no máximo 57 candidatos.

Virada Histórica – O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, presidente do Diretório Municipal do PSD, também convocou os presentes a “arregaçar as mangas e trabalhar muito” visando às eleições de 2012. Ele lembrou que, um ano antes de sua eleição, estava com apenas 1,3% das intenções de voto. “Acho que nem minha família acreditava que venceria”, brincou. Rodrigues ganhou a eleição e disse que a receita foi “acreditar no trabalho, fazer muito planejamento e ter visão de futuro”. Ivan Rodrigues é candidato à reeleição.

Outros Encontros – O I Encontro Regional do PSD contou ainda com as presenças do secretário-chefe da Representação do Governo do Paraná em Brasília, ex-ministro Alceni Guerra, de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Os próximos encontros acontecerão em Pato Branco (25), Cascavel (26), Londrina (02), Maringá (03), Ponta Grossa (09) e Guarapuava (10).

Organização – O deputado federal Eduardo Sciarra destacou ainda a necessidade de reproduzir nos municípios a estrutura organizacional que está sendo montada pelo PSD em caráter estadual e nacional. Como exemplo, citou a criação de quatro instâncias de trabalho: o PSD Jovem, o PSD Mulher, o PSD Trabalhista e o PSD Empreendedor. Os três primeiros já têm coordenadores no Paraná, que são o estudante Pedro Guerra, a deputada estadual Marla Tureck e o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Paulo Rossi, respectivamente. Ainda falta confirmar o coordenador do PSD Empreendedor.

Espaço Democrático – O PSD também está criando, segundo Sciarra, o Espaço Democrático que terá como coordenador o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e irá atuar como “núcleo pensante” do PSD elaborando e mantendo constantes debates em torno das questões programáticas do partido. Grandes figuras nacionais participarão como coordenadores de área, entre eles, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a senadora Kátia Abreu e o ex-ministro Reinhold Stephanes.

Informações Partidárias

Notícias