Vitor Nagelstein assina ficha de filiação ao PSD
No primeiro dia da janela partidária, período em que é permitida a troca de partido, sem punições, para quem vai se candidatar às eleições deste ano, o ex-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein, assinou na quinta-feira (5) sua ficha de filiação ao PSD e assumiu a presidência do partido na capital gaúcha. Recebido com festa pelas lideranças da sigla, Nagelstein teve seu nome indicado para concorrer à prefeitura da Capital em outubro. Durante o evento de filiação, a vereadora Cláudia Araújo foi designada para ser a líder do partido na Câmara de Porto Alegre.
Estavam presentes no ato a presidente estadual do PSD, Leticia Boll Vargas, o deputado federal Danrlei de Deus, o deputado estadual Juliano Franczak, o ex-presidente do PSD Porto Alegre, Marcelo Chiodo, e demais membros das executivas estadual e municipal.
Para os integrantes da direção do partido no Rio Grande do Sul, a chegada do novo companheiro reforça a sigla. O deputado federal Danrlei de Deus, por exemplo, afirmou que “ninguém conhece tanto, nem está tão preparado para ser prefeito de Porto Alegre quanto o Valter”.
História
Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre em 2018, Valter Nagelstein foi eleito em 2016 para o terceiro mandato consecutivo, tendo exercido desde então a liderança de diversos colegiados do Legislativo municipal. Entre 2015 e 2016, foi secretário de Urbanismo de Porto Alegre, tendo implementado a operacionalização do processo eletrônico que desburocratizou e agilizou trâmites da Secretaria, entre outras iniciativas de sucesso.
Advogado formado pela PUCRS, tem vários cursos de extensão e especialização, dentre eles o Curso de Civilização Francesa, na Universidade de Sorbonne, em Paris. Exerceu também o cargo de secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), onde desenvolveu programas de apoio ao micro e pequeno empreendedor.
Sua trajetória política iniciou em 2000, aos 30 anos. Foi secretário do Conselho de Desenvolvimento dos Estados do Sul (CODESUL) e diretor de Fomento Social da CaixaRS, hoje Badesul, onde implementou o Credimicro, o maior Programa de Microcrédito do Rio Grande do Sul, com R$ 25 milhões aplicados em mais de 100 municípios.