ENCONTRO

PSD Mulher promove curso de formação com o Insper na Bahia

Durante o encontro, realizado em Salvador e que reuniu filiadas ao partido no estado, foram realizadas atividades de capacitação organizadas pela instituição de ensino

13 de nov de 2023

Entre as participantes, estiveram prefeitas, vereadoras, coordenadoras municipai, lideranças políticas e outras filiadas que deverão ter participação em 2024.

Redação Scriptum

O PSD Mulher organizou neste sábado (11), em Salvador (BA), encontro do programa “Formação e participação da mulher na politica/Insper”. As atividades, no bairro do Rio Vermelho, reuniram filiadas ao partido no estado, que tiveram acesso a atividades de capacitação organizadas pelo Insper, instituição de ensino de relevo e destaque em gestão pública, entre outras áreas de atuação.

Entre as participantes, estiveram prefeitas, vereadoras, coordenadoras municipais do PSD Mulher, lideranças políticas com e sem mandato no estado, além de outras filiadas que deverão ter participação ativa no ciclo eleitoral em 2024. Segundo a coordenadora estadual do PSD Mulher, Eleusa Coronel, as participantes devem cumprir o papel de “multiplicadoras” nos municípios em que atuam.

A secretária nacional do PSD Mulher, Ivani Boscolo, que esteve em Salvador, qualificou a atividade baiana como “sensacional” e ressaltou interação entre as participantes e também com a coordenação do encontro. “Acredito que um detalhe marcante foi a participação. Tivemos interação muito expressiva, com troca de experiências, e também com combinar a realidade dessas mulheres com o conteúdo e a capacitação”, disse. Ela apontou que metade das participantes trouxeram experiências pessoais ou levantaram debates junto à organização.

“Este encontro tão significativo mostra também que o PSD está no caminho certo de apoiar as mulheres e fazer com que sejam capacitadas”, completou Ivani.

O debate ocorreu durante todo o sábado e envolveu construção de políticas públicas por mulheres e para mulheres, mas também enfrentamento a temas como violência de gênero convencional e violência de gênero de recorte político, explicou Ivani Boscolo.

E assim como fez a secretária nacional do PSD Mulher, a coordenadora estadual ressaltou que a formação política para mulheres é diretriz de atuação do PSD e também está respaldada por homens que exercem liderança no partido. Elas destacaram a presença, na abertura do encontro, dos senadores Otto Alencar, presidente estadual do PSD-BA, e Angelo Coronel, além do líder do partido na Câmara Federal, Antonio Brito, do deputado federal Diego Coronel e deputado estadual Angelo Coronel Filho, entre outras lideranças no estado.

“Muitas vezes, na luta política a mulher acaba atuando amparada no ímpeto e sua experiência pessoal, mas com uma atividade como esta pode também buscar melhorias e propostas amparadas pelo conhecimento”, disse Eleusa Coronel. “Sabemos que essa luta é importante e não começou agora e que muitas mulheres já buscaram este enfrentamento. É preciso de igualdade entre mulheres e homens, atuando juntos pelo desenvolvimento”, completou.

Ivani e Eleusa ressaltaram o suporte do PSD nacional e o apoio do presidente, Gilberto Kassab, e da coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio.

Selma Souto, que é prefeita de Macarani, disse que “é bom fazer parte de um partido que aposta nas mulheres”. “É preciso que a capacitação seja aliada na busca incessante por políticas públicas para as mulheres e para o desenvolvimento da sociedade no todo.”

O encontro é também um desdobramento do Curso de Formação Política que o partido organizou em dezembro do ano passado em São Paulo, e que reuniu 120 mulheres dos estados brasileiros e do Distrito Federal. As atividades nos estados aconteceram no Rio de Janeiro e em Fortaleza (CE) e seguirão sendo promovidas nas próximas semanas.
Ana Diniz, coordenadora pedagógica do Insper, pontuou quando o evento ocorreu no Rio de Janeiro, em outubro, que a concepção da atividade parte das desigualdades de gênero e discute aspectos para ampliar a participação feminina, além de levar o debate à formulação de políticas públicas.

Justina Santana, filiada ao PSD em Salvador, onde vive há 36 anos, apontou que a atividade permitiu “compartilhar conhecimento”, e agradeceu “ao PSD por oportunizar essa formação a mim e outras militantes baianas”.

A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, ressaltou a importância de formação política e disse que a preparação das mulheres para a vida pública é uma das principais estratégias do PSD. Alda lembrou ainda que no calendário político brasileiro se aproximam novas eleições municipais, sendo importante a presença feminina nas disputas nas mais de 5,5 mil cidades do país. “E o PSD Mulher trabalha para que suas militantes estejam preparadas para o debate público, buscando muitas vitórias”, disse.