FILIAÇÕES

PSD-RS é o segundo partido que mais cresce no Estado

Dados do TSE mostram que, no Rio Grande do Sul, a legenda aumentou o número de filiados em 27% nos últimos quatro anos. No mesmo período, partidos tradicionais tiveram redução nos seus quadros

08 de jul de 2022

Encontro estadual do PSD-RS

Redação Scriptum com site do PSD-RS

Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicado em matéria do Correio do Povo na quinta-feira (7), mostra que o PSD é o segundo partido que mais cresceu em novas filiações no período de 2018 a 2022 no Rio Grande do Sul.

O aumento de 27% coloca o partido em segundo lugar entre as legendas que mais ganharam filiados nesse período. Foram 3.844 novos nomes. Enquanto isso, partidos mais tradicionais, fundados nas últimas duas décadas, perderam de 6% a 13% de seus quadros em relação a 2018.

Segundo o sociólogo Carlos Alberto Almeida, esse crescimento está vinculado ainda à busca ativa por filiados feita por siglas mais novas. “Minha tendência é achar que o crescimento do número de filiados é resultado de um esforço deliberado dos dirigentes partidários em campanha por busca de filiados”, disse Almeida na matéria do Correio do Povo.