RN: Robinson Faria é o novo governador

Ele se elegeu com 54,42% dos votos, contra 45,58% de seu adversário, o atual presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, do PMDB.

27 de out de 2014

Robinson Faria: virada no Rio Grande do Norte. Foto: Rayane Mainara

É do PSD o governador eleito do Rio Grande do Norte. Robinson Faria foi eleito com 54,42% dos votos, contra 45,58% de seu adversário, o atual presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, do PMDB. Neste domingo (26) o PSD elegeu também dois vices-governadores. No Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoili, na chapa encabeçada por José Ivo Sartori (PMDB). E no Distrito Federal, Renato Santana, na chapa que teve à frente Rodrigo Rollemberg (PSB).

Foi uma virada espetacular de Faria, que havia terminado o primeiro turno da eleição no Rio Grande do Norte 5,34 pontos percentuais atrás de Alves.

Robinson Mesquita de Faria nasceu em 1959, em Natal. Advogado formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi eleito, pela primeira vez como o deputado estadual em 1986 – então o mais jovem do Estado. Em 2006, quando conquistou o seu sexto mandato consecutivo para a Assembleia Legislativa potiguar, alcançou duas marcas expressivas: foi eleito pela segunda vez como o deputado estadual mais votado do Estado e o segundo mais votado do Brasil.

Como parlamentar, Faria é autor de importantes projetos no Estado. O programa Cidadão sem Fome, a Delegacia de Amparo ao Idoso e a Ronda do Quarteirão são três deles. Ao longo do período em que esteve na Assembleia do RN foi presidente da Casa por duas vezes e realizou mandatos inovadores e participativos. Criou a Assembleia Itinerante, a Assembleia Cidadã, a Assembleia Cultural, o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) e a TV Assembleia, que foi a primeira do Norte-Nordeste brasileiro.

Em 2010, Faria foi eleito vice-governador do Estado na chapa de Rosalba Ciarlini (DEM). Assumiu no ano seguinte, mas com oito meses de governo, decepcionado com a gestão, rompeu com a governadora. Percorreu o Estado conhecendo de perto os problemas e elaborando propostas e ideias que apresentou ao longo da campanha eleitoral deste ano. Robinson tem seis filhos, entre eles o deputado federal Fábio Faria, que acaba de se reeleger pelo PSD.

Além de Robinson Faria, o PSD teve outro governador eleito. Em Santa Catarina, Raimundo Colombo venceu a eleição ainda no primeiro turno para mais quatro anos de mandato.