
O governador Eduardo Leite: ampliação permitirá a centralização do despacho digital de ocorrências e o monitoramento integrado por câmeras em todas as regionais
Edição Scriptum com Governo do Rio Grande do Sul
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), autorizou na segunda-feira (12) o início do planejamento para expansão dos sistemas de atendimento de emergências e de monitoramento já implantados no Centro de Operações da Brigada Militar (Copom), em Porto Alegre. A ampliação, prevista para começar a se concretizar ainda em 2026, permitirá a centralização do despacho digital de ocorrências e o monitoramento integrado por câmeras em todas as regionais de policiamento do Estado.
O avanço só é possível graças aos investimentos realizados pelo governo do Estado em tecnologia na Brigada Militar, com destaque para a digitalização completa da radiocomunicação, a incorporação de câmeras corporais e a implantação de sistemas de cercamento eletrônico.
Ao visitar o centro de operações da Brigada Militar, ele destacou: “O que estamos acompanhando aqui é o resultado de uma estratégia consistente de investimento em tecnologia para reduzir o tempo de resposta e aumentar a efetividade do atendimento à população. Já tivemos uma redução de até 80% no tempo de resposta, fruto da radiocomunicação digital, das câmeras corporais e dos sistemas de monitoramento. Agora, avançamos para uma nova etapa, que é ampliar estruturas como esta para as 21 RISPs, criando centros regionalizados capazes de centralizar chamados, despachos e tecnologias, de acordo com a realidade de cada região, para otimizar ainda mais o trabalho da segurança pública em todo o Estado”, afirmou o governador.
Atendimento rápido
O comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Fábio da Silva Schmitt, apresentou o funcionamento do atendimento de emergências pelo telefone 190, que recebe, em média, um chamado por minuto. Segundo ele, nos últimos meses, o tempo de espera foi praticamente eliminado, e o tempo de resposta — medido entre o recebimento da ligação e a chegada da equipe ao local — foi reduzido em até 80% no último ano.
As câmeras corporais, equipadas com GPS e gravação de áudio e vídeo, já produziram mais de um milhão de registros em dez meses, fortalecendo a transparência das ações policiais. Toda a comunicação entre os agentes e a central é criptografada e passou a ser integralmente registrada de forma digital após investimentos superiores a R$ 150 milhões do Governo do Estado em radiocomunicação.
Durante a visita, o governador também foi atualizado sobre os resultados obtidos com a modernização da infraestrutura do Copom, que contribuiu para a redução dos índices de roubo e furto de veículos em 2025, ao oferecer suporte em tempo real às guarnições e integração com ações de monitoramento e investigação.